Educação

Eu considero que a educação seja o empreendimento culminante da minha vida.
Isso porque a vitória da educação significa a vitória do povo. (Daisaku Ikeda)

Coordenadoria Educacional da BSGI

Com base neste princípio é que, em 1984, foi fundada a Coordenadoria Educacional da BSGI, quando da terceira visita do Presidente Ikeda ao Brasil. O objetivo: fazer aflorar valores humanos que atuem para o bem da sociedade, por meio de ações educativas dentro da BSGI que incentivem o trabalho voluntário dos educadores associados. Estes abnegados valores humanos, ao longo dos anos, vêm dedicando imensos esforços para impulsionar a transformação do sistema educacional no Brasil, mantendo em seus corações o ideal de alcançar o reconhecimento em esfera mundial da Educação Humanística base filosófica da SGI em todo o mundo.

“A educação deve proporcionar às pessoas o entendimento - em suas mentes, em seus corações e com todo o seu ser - o valor insubstituível dos seres humanos e do mundo natural. Acredito que essa educação encarna a luta intemporal da civilização humana para criar um caminho infalível para a paz”, enfatiza o dr. Daisaku Ikeda. Fundador do Sistema Educacional Soka – um conjunto de escolas desde o nível Infantil até a Pós-Graduação – o presidente da SGI tem um profundo respeito à educação, pois a considera fundamental para a construção de uma paz perene entre os povos, por meio de uma mudança social partindo de cada ser humano. Para tanto, promove diálogos, escritos e colaborações em diversas publicações do mundo, com o propósito de oferecer subsídios para uma educação direcionada a esses princípios.

PROGRAMA DA COORDENADORIA EDUCACIONAL

Seu principal objetivo é estimular a compreensão profunda de conceitos humanistas e o saber, fazendo emergir o potencial dos educadores escritores, por meio das seguintes ações:

  • Artigos, referências e indicações bibliográficas
  • Documentários (Eventos, Programas, Histórico, entre outros)
  • Materiais de Apoio Pedagógico (Apostilas, cartilhas, kits etc)
  • Atualmente, a Coordenadoria Educacional conta com quatro Departamentos:

  • 1. Departamento Makiguchi em Ação
  • 2. Depeduc – Departamento de Estudos e Práticas em Ciências da Educação
  • 3. Depehus – Departamento de Educação Humanista Soka
  • 4. Depohpe – Departamento de Orientação Humanista para Pais e Estudantes
  • MAKIGUCHI EM AÇÃO

    O objetivo: promover ações educativas para a criação de uma cultura de paz. Cada integrante do Departamento Makiguchi em Ação atua no Programa Ação Educativa Makiguchi, junto a professores da rede pública de ensino, com base na metodologia pedagógica que tem como foco o papel do tripé: escola, família e sociedade.

    Esta metodologia utiliza a linguagem artística como ferramenta estimuladora da capacidade criativa, para provocar a reflexão e a mudança de paradigmas sobre o processo de aquisição de conteúdos cognitivos no ambiente escolar. Este método auxilia na tarefa de ensinar e cultivar valores humanísticos, para uma educação de qualidade na qual a criança tenha a alegria como fonte inspiradora para sua aprendizagem, além de possibilitar ações impactantes que conduzam o educando para a construção de uma identidade saudável, gerando desenvolvimento educativo, cultural e econômico que traga prosperidade contínua, independente das adversidades.

    DEPEDUC – DEPARTAMENTO DE ESTUDOS E PRÁTICAS EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

    Por meio de incentivo aos educadores, o Depeduc promove a divulgação da Educação Soka. O objetivo: tornar cada educador um protagonista de ações transformadoras e ser uma referência em fundamentos da educação humanista.

    Por meio de: atividades diferenciadas como pesquisa, disseminação do conhecimento, publicações, premiações das práticas educativas transformadoras, intercâmbios, palestras, dentre outras, criando laços com membros da BSGI/ SGI, da sociedade, no Brasil e no mundo.

    O DEPEDUC é formado por uma equipe de profissionais que atua em diversas áreas, tais como: Pedagogia, Psicopedagogia, Psicologia, Psicanálise, Ciências da informação e da comunicação, Arte-Educação, Biologia Cultural, dentre outras.

    DEPEHUS – Departamento de Educação Humanista Soka

    Durante os 20 primeiros anos de atuação o departamento alfabetizou cerca de oito mil pessoas em seus mais de 40 Pólos Educacionais espalhados pelo Brasil afora.

    Atualmente, são três as frentes de atuação do Depehus: Fundamental I e Fundamental II - Educação de Jovens e Adultos - EJA, com a missão de alfabetizar e/ou assegurar o regresso à vida acadêmica aos participantes sejam estes membros ou não membros da BSGI.

    A terceira das atividades empreendidas pelo Depehus é a Academia Magia da Leitura, programa voltado para a melhoria das habilidades de oralidade, leitura e escrita que atende desde o pós letramento até o pós doutorado. Todas as ações do departamento são gratuitas, abertas para a sociedade e realizadas por equipe voluntaria de profissionais da área da educação e membros da BSGI.

    DEPOHPE - Departamento de Orientação Humanista para Pais e Estudantes

    Novo Departamento da Coordenadoria Educacional, criado em 2015 com o objetivo de promover encontros dialógicos entre professores, pais e estudantes buscando conhecimentos, recursos e soluções que fortaleçam seus papéis como agentes transformadores e promotores da paz, formado pelos seguintes programas:

  • POPE – Programa de Orientação para Pais e Estudantes: Programa específico para dificuldades que aparecem na infância e adolescência, referente ao desenvolvimento bio-psico-social que interferem no ensino-aprendizagem. Comprende um processo de 8(oito) encontros com pais, filhos e profissionais da educação.
  • PAPF – Programa de Acolhimento para professores, pais e filhos: Plantão semanal a ser implantado em Escolas Públicas com o objetivo de atender professores, estudantes e pais, norteando assuntos emergentes, com duração aproximada de uma hora. Este plantão também se estenderá às Sedes Regionais para atender assuntos emergentes para professores, pais e estudantes.
  • Além dos programas apresentados, realizam também seminários semestrais com equipe multidisciplinar, abordando temas que envolvam a relação pais e filhos para a criação de valores humanos.

    FALE CONOSCO

    Para outras informações entre em contato com a Coordenadoria Educacional da BSGI por meio do seguinte endereço eletrônico:

  • educacional@bsgi.net.br
  • Voltar para o topo
    Sede Central da BSGI
    Rua Tamandaré, 1007
    Liberdade - São Paulo - SP
    Brasil
    CEP: 01525-001
    Telefone
    +55 11 3274-1800

    Informações
    informacoes@bsgi.org.br

    Relações Públicas
    rp@bsgi.org.br
    Informações Gerais
    Contatos
    Redes Sociais
    Facebook
    YouTube
    Instagram
    Twitter
    Sites Relacionados
    Soka Gakkai Internacional
    Daisaku Ikeda
    Josei Toda
    Tsunesaburo Makiguchi
    Cultura de Paz
    Editora Brasil Seikyo
    CEPEAM
    SGI Quarterly
    Escola Soka do Brasil
    Extranet BSGI