24 de November de 2017

1º Concurso de Teatro Estudantil da BSGI

Criatividade e solidariedade. Estes foram os ingredientes principais dessa grande mostra artística promovida pelo Núcleo Estudantil

Flagrante do momento da premiação da final do 1º Concurso de Teatro dos Estudantes da BSGI

Cena de "Os Três Poderosos Tesouros"

"Toinha e o Mandacaru" trouxe a beleza da regionalidade sergipana ao evento

Diferente de uma simples competição de teatro, estudantes da BSGI de todo o Brasil engajaram-se na ideia de produzir, roteirizar, ensaiar e gravar suas ideias a partir da proposta-tema apresentada. A final aconteceu nos dias nos dias 28 e 29 de outubro, no Centro Cultural da BSGI, em SP.


Criatividade em prol da construção de uma Cultura de Paz. Essa foi a tônica de todas as apresentações selecionadas. De um total de 196 peças enviadas por regiões metropolitanas (RMs) da BSGI de todo país, 10 chegaram à grande final. “O que mais curti foi a alegria e a vibração dos companheiros estudantes!”, exclamou Bruna Yoshioka, líder de um núcleo estudantil em Valinhos-SP que foi assistir à final para prestigiar seus amigos. Entre as localidades distantes da capital, o destaque vai para o grupo de Sergipe que obteve o terceiro lugar, com a peça Toinha e o Mandacaru. A primeira colocação ficou com um dos grupos da capital situado na Zona Leste que apresentou a produção O Petaculoso Mundo de Oz Kaikan e a segunda posição foi para o grupo da cidade de Americana, interior do Estado de São Paulo, com o espetáculo Os Três Poderosos Tesouros


Mas a organização geral do projeto é unânime em afirmar que todas as 126 produções concorrentes são de altíssima qualidade e a escolha das 10 finalistas foi uma tarefa árdua. “Creio que a maior conquista desse projeto foi a tomada de consciência dos participantes. Centenas de crianças e jovens de todo país se mobilizaram, assim como pais e líderes do Núcleo Estudantil, que buscaram organizar-se de modo a preparar todos para uma vivência artística. Pois a arte proporciona, não apenas aprendizado, mas o alargamento dos horizontes de mundo”, afirmou Joelma Tokusato, coordenadora nacional do Núcleo Estudantil da BSGI.


A organização do evento foi impecável. Desde a cenografia que iniciava no saguão de entrada do auditório, com cortinas que prenunciavam o clima teatral; passando pela escolha das duas grandes atrizes como mestras de cerimônias – Miriam Mee e Andréa Macera – personificando as palhaças Florbella Flui e Mafalda; até as apresentações artísticas de integrantes do Departamento de Artistas da BSGI marcando os intervalos entre as encenações dos concorrentes. “Eu amei cada momento! Foi incrível conhecer o auditório e poder assistir às peças dos estudantes de tantos locais do país. Me senti muito privilegiada”, enfatizou Ana Júlia Garcia Alves, de 12 anos, membro do Núcleo Estudantil de Indaiatuba-SP, que esteve no Centro Cultural da BSGI pela primeira vez.


Sueli Ogawa, coordenadora-geral da Divisão Feminina (DF) da BSGI foi membro do júri e ressaltou: “O presidente Ikeda está feliz vendo a atuação Núcleo Estudantil do Brasil. Todo esforço e boa sorte estão gravados na vida de vocês”.


Miguel Shiratori, presidente da BSGI, incentivou: “Acredito que para chegarem até aqui foi um grande desafio. Dessa forma, aproveitem cada momento como oportunidade de se fortalecerem e avançarem como grandes valores humanos que são”.


O primeiro voo


Os oito estudantes da organização BSGI-Sergipe viajaram de avião pela primeira vez. Junto com seus responsáveis, desafiaram diversas questões e chegaram vitoriosos a São Paulo. Entre essas conquistas, Breno Rafael, 12 anos, exultou: “Fiquei muito feliz em conseguir participar!”.


Melhor ainda foi a recepção dos associados sergipanos. Os garotos foram recebidos em Aracaju como verdadeiros campeões. “Eles venceram em terceiro lugar!!! Merecem toda a festa possível”, exclamou Seichele Barboza, líder do Núcleo Estudantil de Sergipe que também esteve na final acompanhando o grupo.


 

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI