07 de December de 2020

2020, um ano repleto de desafios

É preciso coragem para ser feliz – coragem para permanecer fiel às próprias convicções, coragem para não ser derrotado pelas próprias fraquezas e negatividade, coragem para agir rapidamente para ajudar aqueles que sofrem. Daisaku Ikeda

Cada habitante desse planeta Terra é parte de “uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum”

Conforme registra a Carta da Terra:


“Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher seu futuro. À medida que o mundo se torna cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade global sustentável fundada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura de paz.


Para chegar a esse propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns com os outros, com a grande comunidade da vida e com as futuras gerações.


[...] Para realizar estas aspirações, devemos decidir viver com um sentido de responsabilidade universal, identificando-nos com toda a comunidade terrestre bem como com nossa comunidade local”.


Somos cidadãos planetários, partícipes de uma sociedade repleta de contradições e incongruências. Porém, somos também, nações cujas culturas diversificadas nos forjaram com seres capazes de compreender e empreender ações que possibilitem a todos, construir uma comunidade global.


O mundo urge por HUMANOS seres dotados da capacidade de somar, criar e perceber o grande potencial que possuímos se nos unirmos em prol de um ideal de paz e fraternidade.


Para a grandiosa legião de abnegados integrantes da BSGI, 2020 se finda com um saldo de grandes desafios superados e outros a serem suplantados. Pois como bem esclarece o dr. Daisaku Ikeda: A verdadeira luta na vida é contra nós mesmos. O verdadeiro segredo do sucesso é a recusa em desistir, a recusa em falhar; está na luta para vencer a batalha contra as próprias fraquezas.


O ano de 2020 ficará gravado na história de cada um como o momento em que o mundo foi forçado a parar e rever seus dogmas para, a partir disso, repensar valores, metas e ações. Cada habitante desse planeta Terra é parte de “uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum e que, portanto, necessita unir forças e, em conjunto, edificar um novo amanhã que inclua TODOS!

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI