30 de November de 2015

85 anos de nobres conquistas!

O dia 18 de novembro foi eternizado como o momento em que a história da humanidade tomou um novo rumo em direção à construção de uma Cultura de Paz.

Flagrante da mesa que presidiu a solenidade

Público que compareceu à sessão solene

Um dos oradores: Claudio Roman Marttuci

Aberta está a cortina de um novo tempo.


Mais do que grandes distâncias,


o que importa é abranger espaços


cada vez mais amplos


nos quais florescerá, com fecundo trabalho


a cultura do século vinte e um.


Este é o palco onde vais ser ator,


esta é a tua estréia.


(Frag. do poema Ode à Juventude, de Daisaku Ikeda)


 


As estreias no palco da vida nem sempre são premiadas com sucesso imediato. Na maior parte das vezes elas são marcadas pelo labor e empenho determinados. Há 85 anos um grupo de educadores idealistas decidiu que deviam por um fim àquela inadmissível onda de louvor à guerra que se alastrava por todo Japão e em especial na Educação e fundou a Soka Kyoiku Gakkai – Sociedade Educacional para a Criação de Valores – que mais tarde, tornou-se mais ampla e abrangente e foi denominada Soka Gakkai – Sociedade para a Criação de Valores Humanos. O dia 18 de novembro foi eternizado como o momento em que a história da humanidade tomou um novo rumo em direção à construção de uma Cultura de Paz. No último dia 9 de novembro a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, por iniciativa do deputado estadual Carlão Pignatari, promoveu uma sessão solene em homenagem ao Dia da Soka Gakkai, instituído em 1997 pelo governo do Estado.


“Gratidão é a palavra de ordem neste Parlamento hoje. Em meio às adversidades, a Soka Gakkai sempre esteve em busca do diálogo para a promoção da vida humana e o entendimento entre os povos. A Soka Gakkai semeia a paz, a cultura e a educação, empoderando e valorizando as pessoas. A atuação da Soka Gakkai enobrece nosso povo e nossa gente”, louvou o deputado Pignatari na ocasião.


Firmemente calcada na filosofia humanística do Budismo de Nichiren Daishonin, o principal instrumental utilizado por esta organização é a força da esperança.


O poder da esperança, disponível ao coração de toda pessoa, em qualquer circunstância e que inspira as gerações vindouras, é a raiz do esforço para criar valores. Creio que esse poder prepara o solo sobre o qual podemos unir nossas forças para enfrentar as graves questões que ameaçam a humanidade — e, por sua vez, servirá de ponte para a edificação de uma sociedade na qual todos convivam em paz e harmonia.


Esta frase, parte do texto da proposta de Paz de 2014 do presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI –, dr. Daisaku Ikeda, Criação de Valores Humanos: a construção de um mundo solidário, capaz de se recuperar de tantas aflições, é um libelo em louvor à esperança e à dignidade da vida humana. O que se iniciou com alguns educadores, hoje é uma das mais importantes organizações da sociedade civil do mundo, com representações em 192 países e territórios no mundo.


No mundo da SGI cada integrante é um elo importante de uma corrente forjada pela determinação e ideal de construir uma sociedade em que todos convivam em paz. Cada membro associado se percebe potencialmente capaz e desafia suas circunstâncias enfrentando os desafios com galhardia e coragem. As dificuldades para eles são impulsionadoras da transformação de suas vidas, fortalecendo-os a cada instante.


Dessa forma, o momento atual pelo qual o mundo se defronta, é igualmente uma oportunidade de reafirmar esse compromisso de redobrar os esforços e enfrentar estes desafios a partir da revolução humana de cada pessoa deste planeta. O dr. Ikeda, ainda neste mesmo texto, enfatiza que:


Afastar o pensamento dos problemas presentes, como se não existissem, apenas adia a inevitável tarefa de enfrentá-los, em algum momento futuro, permitindo que acabem se agravando ainda mais. Ao contrário, Daishonin defendia um modo de vida em que as pessoas enfrentem realidades penosas, identifiquem suas causas e procurem soluções. Acreditava que assim podem criar uma sociedade mais pacífica e feliz (...)


Assim, disseminando a corrente do bem do Humanismo Soka e sua Cultura de Paz, base de uma sociedade cujo foco é a criação de valores, os milhões de associados Soka seguem em sua jornada silenciosa e, pacientemente reconfirmam suas decisões, certos de que o triunfo será deles, pois a grandeza desta filosofia humanística não possui limites.


Outra passagem dessa proposta de paz explana que:


...a analogia com as flores de lótus que florescem no lamaçal: assim como elas crescem imaculadas na água lodosa, os seres humanos, mesmo atolados nos desafios, são capazes de luz. A luta contra as adversidades transforma nossas experiências no alimento que nutre e revitaliza nossa vida.


Plenos de luz e de compreensão quanto às questões da vida, qual a flor de lótus que emerge do lamaçal escuro, a Soka Gakkai prossegue em seu caminho!


O empenho para alcançar a nossa meta pessoal nos permite perceber a nossa força interior e criar valor positivo, mesmo nas circunstâncias mais difíceis. Isso significa viver ao lado de pessoas angustiadas, buscar a felicidade tanto para si como para os outros, com o apoio e o estímulo recíprocos.


O evento do dia 9 em homenagem à fundação desta organização impressionante que realmente transforma e empodera vidas, sem dúvida alguma proporciona a toda humanidade um enorme salto quântico de consciência que irá se disseminar por todo planeta criando uma poderosa Cultura de Paz em todos os corações!

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI