29 de August de 2022

A arte do encontro

Somos seres naturalmente sociais e, portanto, necessitados do contato vida-a-vida para que a magia do encontro aconteça

Jovens da BSGI do Piauí: ansiosas pelo reencontro presencial

Encontros da BSGI: momentos de pura emoção e entusiasmo

Na Soka Gakkai, desde a sua fundação, tudo se inicia com um encontro. Josei Toda encontrou seu mestre Tsunesaburo Makiguchi e ambos fundaram a Sociedade Educacional para a Criação de Valores, ou a Soka Kyoiku Gakkai, que em poucos anos se tornaria a Soka Gakkai, ou a Sociedade para a Criação de Valores, tornando seu caráter mais abrangente e universal. E, outros bons anos se passaram até que outro encontro emblemático ocorreu para mudar novamente a história (dessa vez a mundial): Daisaku Ikeda conhece seu mestre e mentor, Josei Toda.


E, outros bons anos se passam novamente até que Daisaku Ikeda faz do simples encontro, a arte da diplomacia em prol da paz e se encontra com centenas de milhares de pessoas em todo o mundo para transformar o destino de toda a humanidade.


E em meio a tudo isso, chegamos ao dramático ano de 2020 e a pandemia da COVID-19, que ceifou milhões de vidas preciosas e nos isolou, cada qual em sua “bolha”. Mas emergidos do cenário devastador, chegamos a este segundo semestre de 2022 e o momento de retornarmos às nossas tão amadas e almejadas atividades presenciais. Para celebrar esse momento, nada melhor que promover um encontro entre jovens e sua expectativa para essa retomada. Nossa reportagem conversou com garotas do estado do Piauí:



Esse período de mais de dois anos de afastamento social trouxe muita inquietação a todas as moças. Contaram que a maior falta foram os contatos humanos, o tocar e o sentir é algo essencial para o ser humano e, em especial, ao valoroso povo brasileiro. Provavelmente mais ainda ao povo do Nordeste, gente linda que se doa de forma irrestrita e sem receio. “Senti falta do contato mais pessoal, é diferente estar com alguém pessoalmente”, argumentou Sabrina. Já Mayara disse sentir falta do abraço das conversas animadas.


Quanto à expectativa do retorno, todas foram unânimes em concordar que o desejo de voltar a ter contato pessoal com cada companheiro é imenso. Elane enfatizou que “é uma grande oportunidade, embora ainda exista o receio de alguns membros de irem pra Sede, estamos comunicando todos que a Sede está aberta, cercada de todos os cuidados sanitários necessários para a segurança”.


Karyne explica que “queria pra ontem!”, mas entende que é um processo. A acomodação para o ambiente virtual foi benéfica por um lado, pois algumas pessoas têm dificuldade de locomoção, e no online é mais tranquilo pois, a princípio, todos têm como participar. “Mas não tem comparação com a energia dos encontros presenciais”, enfatizou.


O local de encontro, a Sede Regional, é outro ponto citado. Segundo Elane, “alguns estudantes disseram que queriam morar lá, queriam fazer aniversário lá”. A Sede tem 30 anos já. Começou como um local privado, cedido por uma família abnegada até que a BSGI no Piauí cresceu o suficiente para ter uma Sede Regional. Foram muitos desafios vencidos, muita gratidão ao empenho dos companheiros veteranos que se esforçaram para contribuir pessoal e financeiramente para essa conquista.


Ao final do diálogo, cada jovem deixou seu recado quanto ao futuro que se descortina:


Sabrina: “aconteça o que acontecer temos que estar firmes e fortes, nos mantermos fortes, apoiar e ser apoio dos outros”.


Elane: “reconhecer e romper os limites e não abandonar o barco, agir com sabedoria sem sobrecarga para mim mesma e conseguir apoiar as pessoas”.


Karyne: “comprovar o meu valor e potencial, antes da pandemia já iniciei um processo de RH e treinamento pessoal, aproveitando que no virtual me senti mais à vontade para me desenvolver e enfrentar a timidez, de forma a estar mais preparada para este retorno”.


Mayara: “acreditar em mim mesma, acreditar que eu consigo. A pandemia veio para ensinar a não nos cobrarmos tanto [teve até crise de ansiedade]”.

Voltar para o topo

Outras notícias

September de 2022

August de 2022

July de 2022

June de 2022

May de 2022

April de 2022

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI