24 de November de 2017

BSGI sedia evento internacional de prevenção a incêndios

O evento foi promovido pela Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros

Público presente ao evento

Prevenir incêndios é algo que merece a atenção de todos, desde instituições públicas como por parte de entidades da sociedade civil. O Seminário Internacional de Segurança Contra Incêndios – Edificações de Interesse Histórico foi realizado no auditório do Centro Cultural da BSGI, nos dias 24 e 25 de outubro. A promoção foi da Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros (Fundabom) com apoio da BSGI e teve participação de palestrantes da França, Inglaterra, Suíça e EUA, além de especialistas brasileiros.


Cerca de 350 pessoas, entre arquitetos, engenheiros de diversas áreas, bombeiros, historiadores, agentes culturais e interessados no assunto estiveram presentes ao evento.


No Seminário foram apresentados alguns casos emblemáticos e recentes de incêndios de grandes proporções que destruíram patrimônios de valor incalculável, como o Museu da Língua Portuguesa em 2015 e o auditório do Memorial da América Latina em 2013, duas edificações da capital paulista com repercussão nacional devido seu caráter histórico-cultural. Ambos os cases revelaram falhas no planejamento dos eventos nesses locais, totalmente possíveis de prevenção.


Porém e infelizmente, o Brasil não é o único país a sediar tragédias como as citadas. Os palestrantes internacionais demonstraram seus cases de incêndios em prédios históricos cujo fator comum é a dificuldade de combate ao fogo versus a preservação do acervo artístico de valor inestimável. Membros do corpo de bombeiros presentes afirmaram que os dados apresentados pelas palestras serviram de alerta para melhorar sua atuação em situações de incêndio futuras.


Como entidade promotora da cultura de paz, a BSGI há muitos anos tem contribuído com instituições públicas, por meio do empréstimo de suas instalações e voluntários. Neste evento específico, houve um fator de interesse maior por parte da BSGI, já que uma das edificações é patrimônio cultural tombado pela municipalidade devido seu relevante interesse histórico: o prédio-sede do Núcleo Feminino, edificação de arquitetura belíssima construída em meados da década de 1930. Vitrais de beleza singular ornamentam a sala de estar e o madeiramento original de piso, esquadrias e corrimãos vem sendo preservado com cuidado e apreço por todos os associados que se utilizam deste prédio diariamente.


Fundabom



A FUNDABOM tem o objetivo de promover e difundir a produção do conhecimento cultural e científico na área de emergências e apoiar o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, contribuindo para o seu crescimento e aperfeiçoamento.
A instituição atua nas áreas de ensino, pesquisa e desenvolvimento institucional e estimula o planejamento e execução de programas, projetos e atividades relacionadas ao serviço de bombeiros. Presta apoio educacional, técnico e científico para levar soluções para a administração pública, consolidando o Bombeiro de São Paulo como difusor dessa cultura por meio de estudos, cursos e treinamentos.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI