24 de January de 2023

Budismo e demais religiões: ponto comum

21 de janeiro é o Dia Mundial da Religião e o Dia Nacional do Combate à Intolerância Religiosa

O ponto comum entre o Budismo e as demais religiões é a espiritualidade, ou a força que impulsiona o ser humano à evolução e à busca por harmonia e equilíbrio. Cada crença dá um nome a esse fator, no Budismo denominamos Estado de Buda. No budismo Nichiren da Soka Gakkai enfatizamos que todas as pessoas são capazes de manifestar seu máximo potencial – iluminação – na presente existência, na forma como veio ao mundo, por meio de uma profunda transformação interior, ou a Revolução Humana.


Diversas publicações científicas apontam a espiritualidade como tendo a ver com propósito e sentido. Por meio da conexão entre o ser e a energia cósmica – em muitas religiões denomina-se, divino – significa em essência, o reencontro com suas raízes de maior importância, algo que transcende ao ser. Um exemplo claro é quando a pessoa que medita, consegue atingir um entendimento há muito buscado e que representa para ela uma epifania, um momento “eureca!”, como exclamou Arquimedes[i].


Valores próprios


Tem a ver ainda com a busca e identificação de valores próprios e no respeito aos valores do outro. Quem dá valor à espiritualidade é mais altruísta, compassivo, tolerante pois percebe que estamos todos conectados uns aos outros e que cada ser é dependente do outro para que haja bem estar coletivo e harmonia entre os diferentes grupos que compõem a sociedade.


O presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda ressalta que: “A religião no século XXI deve fornecer às pessoas a sabedoria para serem independentes, para pensar e decidir com sabedoria por si mesmas como viver suas vidas”. E completa: “a essência dos ensinamentos budistas é simples: valorize cada pessoa”.


Ou seja: o budista é antes de tudo um ser espiritualizado, conectado com o seu mundo e pronto para utilizar com sabedoria, as suas máximas capacidades em prol de si e de todos à sua volta.


Encontro com a espiritualidade


Mesmo quem não tenha religião definida, especialistas apontam formas de desenvolver a espiritualidade. São cinco as ações:



Por fim, o dr. Ikeda complementa:


Cada vida humana, junto com seu ambiente, é uma expressão da força vital fundamental de todo o cosmos. Segue-se que qualquer mudança na condição de vida interior de um único ser humano pode, no nível mais profundo da própria vida, exercer influência sobre outras vidas humanas. E como a natureza e o cosmos são entidades vivas, as ondas que emanam de uma vida humana podem abalar os alicerces de outros seres vivos e até mesmo afetar formas de vida inanimadas.


 


Em tempo: combater a intolerância religiosa é dever de toda pessoa espiritualizada. A liberdade religiosa é um direito assegurado pela Constituição Federal.


 






[i] https://memoria.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/08/eureka-saiba-como-arquimedes-criou-o-conceito-de-empuxo-tomando-banho



Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI