08 de July de 2016

Dia do Meio Ambiente

Em comemoração à data, a BSGI do Rio de Janeiro promove grandioso evento que já faz parte do calendário anual do Planetário da Gávea e da cidade

Crianças compareceram em massa às atividades

Isabella Garcia, associada da BSGI-RJ, foi a mestre de cerimônia

Apresentações artísticas abrilhantaram o evento

O Planetário da Gávea no Rio de Janeiro foi palco de uma grande atividade comemorativa ao dia do Meio Ambiente promovida pela BSGI local. O evento foi aberto com a mesa redonda Eu como cidadão do mundo no meio ambiente, promovida por integrantes do Departamento de Cientistas da BSGI (Depac). Várias questões importantes que afetam a sustentabilidade do planeta foram abordadas a partir do tema que clama por tolerância zero ao comércio ilegal de animais silvestres, designada pela ONU (Organização das Nações Unidas) para o Dia Mundial do Meio Ambiente de 2016.


De acordo com a ONU, o crime com o comércio ilegal de animais supera o de armas de pequeno porte e é o quarto maior empreendimento criminoso depois de tráfico de drogas e do tráfico de seres humanos. O Brasil é o país com a maior diversidade de espécies no mundo, possuindo mais de 103.870 espécies animais conhecidas no país. A perda e a fragmentação de habitats naturais e captura, comércio e guarda ilegal de animais silvestres são algumas das algumas das maiores ameaças para a fauna nativa.


Durante o diálogo, o conceito de empoderamento ganhou destaque por se tratar de um processo onde o indivíduo é o principal agente transformador, e o quanto determinadas ações locais podem ganhar proporções mundiais e melhorar o meio ambiente, baseando-se no exemplo da queniana Wangari Maathai, Nobel da Paz em 2004, que criou o Movimento do Cinturão Verde, responsável pelo plantio de mais de 51 milhões de árvores no Quênia.


A importância de expandir a informação sobre temas ambientais e a conscientização de que a extinção de uma espécie pode afetar a vida planetária também foram pontos levantados. “O princípio fundamental da filosofia humanística do budismo de Nichiren Daishonin é respeitar a dignidade da vida. Então, todas as vidas estão envolvidas. Cada um de nós é uma molécula no universo. Uma minúscula molécula possui todo o nosso DNA. O bioma é o somatório de todas as espécies existentes no ecossistema. Se uma única espécie sumir o desequilíbrio se instala e continua propagando o desequilíbrio e promove danos irreversíveis ao planeta”, exortou Luanda Moraes, membro do Depac.


Após a mesa redonda, membros do Depac doaram uma muda de Pau Brasil ao Planetário da Gávea e realizaram o plantio. Além disso, também foram entregues sementes de girassol para um projeto do Planetário que vai criar um berçário de mudas. “Para nós, receber a BSGI neste evento, que já faz parte do nosso calendário anual, é uma grande honra. Isto porque os princípios da BSGI – que acreditam na cultura e na importância do conhecimento científico –, estão alinhados à estratégia de sustentabilidade do Planetário. Essas mudas vão eternizar o valor desta organização neste espaço”, enfatizou Melissa Teixeira, subgerente de eventos.


Veridiana Boscheroli, uma das líderes do Núcleo Feminino Jovem do Rio de Janeiro, comemorou a participação dos integrantes da BSGI. “Muito gratificante perceber o empenho de cada jovem neste evento. Estes jovens têm a expectativa de atuar mais na sociedade. É uma grande oportunidade porque concede a eles a chance de viver os bastidores de um grande evento com esse. E abre o horizonte de cada um pois passam a conhecer melhor outros temas relevantes. Todos possuem o ideal de mostrar para a sociedade o que é ser um jovem da Soka Gakkai, que está sempre pronto para fazer acontecer da melhor forma. Com certeza, tudo que eles viram e ouviram aqui vai fazer a diferença na vida deles”.


Jovenito Tavares, líder da Coordenadoria Cultural do Rio de Janeiro, agradeceu a todos que se dedicaram ao evento comemorativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente com um pedido. “No próximo ano estaremos novamente aqui no Planetário da Gávea”, comprometeu-se Jovenito.


Em seguida, membros dos grupos artísticos da BSGI comandaram a segunda parte do evento. A atriz Isabela Garcia foi a apresentadora e iniciou sua participação, declamando o poema Atraso de Nascença, do grande poeta matogrossense Manoel de Barros. Os músicos Fabiana Mendes, Danielle Coimbra e Beto Santos prosseguiram exibindo um repertório que incluiu Jazz, MPB e Bossa Nova. O encerramento foi feito por integrantes do Núcleo de Desenvolvimento da Orquestra Filarmônica do Humanismo Ikeda – OFBHI. Os jovens musicistas executaram as seguintes composições: Quarto Movimento da Sinfonia nº 9 de Beethoven; O canto do pajé, de Villa Lobos e; por fim; a Canção da Paz Mundial.


Colaboraram: texto de Roberta Araújo e fotos de Carlos Alves


 

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI