19 de August de 2022

Dinamismo, criatividade e companheirismo

O Grupo Alvorada é formado por jovens pais, recém casados e profissionais que vivenciam uma nova fase da vida.

Líderes atuais do Grupo Alvorada

Grupo Alvorada da BSGI: pessoas engajadas em prol de um ideal

O presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda, enfatiza que: 


É preciso coragem para ser feliz – coragem para permanecer fiel às próprias convicções, coragem para não ser derrotado por suas fraquezas e negatividade, coragem para agir rapidamente e ajudar aqueles que estão sofrendo.


 A filosofia do Budismo Nichiren direciona para que as pessoas manifestem a coragem sem que sejam sucumbidas pela fraqueza ou negatividade. Manter essa postura é um grande desafio, em especial na transição da juventude para a vida adulta. 


Foi neste contexto que surgiu o grupo Alvorada. Desde aquela época, havia uma necessidade crescente de oferecer um ponto de apoio aos jovens recém casados, pais de primeira viagem, profissionais que ainda buscavam seus lugares no mundo corporativo. E, principalmente, que fosse um porto seguro às angústias e inseguranças tão comuns nessa nova fase da vida. Em meio a esse cenário, foi fundado o grupo Alvorada, o ano era 1984, composto por rapazes recém egressos do Núcleo Masculino Jovem e que agora vivenciavam uma nova fase de vida.


A dificuldade em expor seus sentimentos, tão comum aos homens em qualquer idade, se torna ainda mais desafiador quando se veem em situações fora do comum. O atual secretário do Alvorada, Antonio Junior, relata um momento bastante desafiador. “Após muitas tentativas e tratamentos sem sucesso, que chegaram a afetar até mesmo nossa harmonia, finalmente, eu e minha esposa descobrimos que estávamos grávidos [de gêmeos], comprovando assim a força da prática budista mais uma vez em nossas vidas!”, exclamou. Ele ressaltou ainda que nesse momento crucial o grupo representou um grande fator motivador em sua vida, pois encontrou ali, verdadeiros companheiros. 


Atualmente, são cerca de 10 mil integrantes em todo o Brasil, que continuam realizando seus eventos com o mesmo ideal da fundação, há 38 anos. A liderança atual denomina o grupo como integrante ativo do Núcleo Masculino Sênior que visa dar continuidade às ações para a criação de valores humanos. As características são: o dinamismo, a criatividade e o companheirismo visando forjar na vida dos companheiros, a sólida base do budismo Nichiren da Soka Gakkai.


O objetivo principal, segundo seu líder nacional, Edvaldo Kakegawa “ é apoiar seus integrantes nesta fase de vida, oferecendo-lhes amizade, inspiração e fortalecimento tendo como base a prática budista”. E tal apoio tem sido fundamental para que cada membro consiga ultrapassar os diferentes desafios da vida cotidiana.


O próprio Edvaldo se viu diante de um dos momentos mais difíceis de sua existência quando seu segundo filho nasceu portador da Síndrome de Down. Segundo ele, a convivência e sua atuação como líder do grupo, desde 2019, foram essenciais para que ele pudesse compreender a situação e não desistir. Hoje seu filho é seu grande parceiro e é quem o motiva diariamente a perseverar em tudo o que se propõe a realizar.


Depoimentos dos vice líderes do grupo


Mesmo durante a pandemia, os integrantes do Alvorada continuaram realizando encontros e diálogos on-line e, com a retomada gradativa das atividades presenciais da BSGI a partir de agosto, os líderes do grupo estão na expectativa que em breve possam voltar a realizar seus encontros presenciais. 


Ricardo Yoshiyuki Hirata é um dos vices. Ele é membro desde 2009 e teve uma atuação empenhada e ativa no Núcleo Jovem em muitos eventos nacionais importantes da BSGI. Ele relata um fato marcante ocorrido em 2017. “Havíamos lançado um objetivo em família de irmos ao Japão em 2017 e, para tanto, decidimos empenhar um grande movimento de disseminação do budismo. Nessa época perdemos um bebê, minha esposa descobriu um tumor e estávamos em uma condição financeira apertada. Respondemos a esse desafio com um empenho intenso de oração e ação. O resultado: minha esposa está totalmente recuperada e, exatamente um ano após nossa ida ao Japão, no mesmo dia e mês em que realizamos a oração budista no Auditório do Grande Juramento (Daiseido), nasceu meu filho mais novo e mudamos para a nossa atual casa”. Ele acredita que o Grupo Alvorada, num futuro não muito distante, passará a ser uma bússola para toda sociedade brasileira.


“Quando ingressei no grupo vi o quão importante era sua existência e ações, principalmente no quesito de transmitir o espírito do Núcleo Sênior para os formandos do Núcleo Jovem”, conta Reinaldo Misawa. Sua meta pessoal é deixar um legado de amizade e leveza na atuação do Grupo que se expanda para toda a BSGI, fazendo com que o empenho nas atividades seja algo natural e prazeroso para todos os integrantes e que a sociedade se espelhe nos ideais da Soka Gakkai para o desenvolvimento do país.


O carioca Marcelo de Azevedo Faria ingressou no grupo também em 2009. Ele contou que em 2018, quando foi nomeado líder do Grupo do estado do Rio de Janeiro, se desafiou a ir ao Japão, como forma de gratidão a todas as conquistas obtidas por meio da prática budista da Soka Gakkai, uma das quais é a vitória profissional: “trabalho na mesma área há 28 anos, hoje atuo como gerente geral de produção e controle de qualidade, responsável por 90 funcionários e todos sabem que sou budista. Muitos se interessaram pela filosofia e até já se converteram”.


“Foram vários momentos marcantes vividos junto ao grupo”, iniciou Ricardo Eidy Shimogaito. Ele citou os intercâmbios nacionais do Grupo, mas em particular o de 2018, pois foi muito desafiador. Justamente no período da realização desse encontro, houve uma greve dos caminhoneiros que paralisou praticamente o país inteiro e a liderança se viu num impasse em prosseguir ou cancelar a atividade. Com todas as passagens adquiridas e os preparativos das dezenas de localidades realizadas, optaram por realizar o evento e o resultado foi surpreendente. “Todos compareceram com grande disposição, alegres e decididos, foi feito um grande movimento de visitas e incentivos mútuos, e o retorno ocorreu sem qualquer acidente ou incidente!”, exultou Ricardo. Seu objetivo pessoal para o grupo é “desenvolver ainda mais o Alvorada, por meio das contínuas vitórias de seus integrantes em todos os aspectos da vida e sentirem orgulho por fazerem parte do Grupo”.


 

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI