02 de June de 2017

E o futuro é hoje!

Embora incerto, todas as empresas precisam se preparar e abraçar os desafios do amanhã

P&D: grupo de jovens colaboradores pensando o amanhã

Dileusa: dedicação e inspiração para com o CILE

Próximo lançamento da Editora

Planos para o futuro. Eis o grande desafio de todas as organizações do planeta. Pensando nisso, a nova liderança da Editora Brasil Seikyo – EBS, criou o grupo P&D – Pesquisa e Desenvolvimento, formado por jovens colaboradores. Pois eles são o futuro, são estas pessoas que herdarão o comando desta organização e, portanto, precisam pensar sobre como querem que a empresa funcione daqui a 20, 30 anos.


Uma dessas colaboradoras é Elenilce Yukie Endo. Formada em Economia pela Universidade Soka do Japão, Yukie como é conhecida, passou pelo melhor treinamento possível para ocupar o lugar em que está hoje: a vida. Ela é a tradutora do encarte mais querido do jornal Brasil Seikyo: Encontro com o Mestre.


A adolescência passada no Japão foi árdua. Sem saber falar o idioma, sofreu bullying, tanto por parte de colegas como de professores. Um deles chegou a dizer categórico que ela “nunca seria capaz de aprender o japonês”. Esse foi o trampolim para ela decidir que aquela pessoa estava errada. E como estava! O empenho na Universidade foi tamanho que Yukie conseguiu ficar em primeiro lugar no ano de sua graduação o que a alçou rapidamente ao seu primeiro emprego. Alguns anos depois, de volta ao Brasil, foi convidada a ser intérprete no Curso Latino Americano de Budismo e daí a integrar a EBS, em setembro de 2015.


O P&D reúne-se semanalmente às sextas-feiras. Por meio de brainstorming eles literalmente, pensam o mundo. Cada um pesquisa e traz para as rodas de discussão, elementos que encontram que podem servir para aprimorar a organização. Um dos projetos já implantados pelo grupo a partir de suas pesquisas foi o jornal interno EBS News.


“Nós verificamos que era importante estabelecer um canal de comunicação interno que tratasse de assuntos importantes, mas não relacionados com a empresa diretamente”, explica Yukie. Embora o clima organizacional fosse cordial, o P&D percebeu que as pessoas não sabiam o que faziam os vários departamentos e nem conheciam as pessoas. “Cada um realizava o seu serviço da melhor forma possível, mas faltava um elo de ligação”, conta.


Outra tarefa importante delegada ao grupo é pensar e instituir: Missão, Visão e Valores da EBS. “É algo que todas as organizações precisam ter para avançar”, ressalta.


Munidos de cronogramas que estabelecem fases de cada etapa, os integrantes saem dos encontros semanais com tarefas, ou lições de casa. “É bastante difícil para os membros do grupo, pois todos trabalham durante o dia, muitos estudam à noite e, nos fins de semana, têm atividades da BSGI em seus núcleos de bairro e/ou grupos artísticos ou de bastidores. Mas todos estão empenhados e felizes pela oportunidade e consideração da diretoria em delegar a nós essa tarefa de pensar a empresa”, finaliza Yukie.


 Criado para facilitar o acesso dos membros aos lançamentos da EBS, o CILE – Clube de Incentivo à Leitura teve início em outubro 2007. A estreia se deu com o livro A Lua e a Princesa em 2008, com 384 associados. Desde então já foram lançadas 22 obras e o CILE, conta hoje com cerca de 3,5 mil assinantes em todo país e até no exterior. E o Núcleo Feminino é o mais numeroso.


Funciona assim: o associado da BSGI que adquire este serviço, recebe em primeira mão os lançamentos, na maior parte das vezes a preços promocionais. Dileusa da Silva é a responsável por este setor e conta que “os assinantes do CILE, além dos lançamentos começam também a adquirir livros do catálogo para completar sua coleção”.


E, neste ano, o CILE, faz 10 anos, “e temos a honra de termos em nosso cadastro associados dos 20 aos 90 anos!”, enfatiza feliz.


A dedicação de Dileusa para com o CILE é contagiante. Ao explicar sobre sua função deixa transparecer toda sua satisfação em estar estreitando os laços dos associados com as publicações da EBS, conteúdo que para ela é essencial para o crescimento e desenvolvimento de todas as pessoas. “É gratificante saber que eles mantêm o hábito da leitura como fato integrante de seu dia a dia, assim como é o ato de se alimentar, orar e dormir. Sabemos o quanto a leitura faz bem para saúde mental e física, ajudando a obter sabedoria e longevidade!”, exulta.


Vem mais novidade por aí!
Está se pensando em transpor o CILE para o universo digital, tornando-o um canal de relacionamentos literários entre os assinantes deste serviço. Funcionará como uma roda de leitura, onde cada leitor poderá deixar seu comentário e interagir com o outro, acrescentando novos pontos de vista e opiniões.


 

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI