04 de February de 2022

Encontros de vida-a-vida são a base e a força da BSGI

Se você tem uma maçã e eu tenho uma maçã e nós trocamos as maçãs, então você e eu ainda teremos uma maçã. Mas se você tem uma ideia e eu tenho uma ideia e nós trocamos essas ideias, então cada um de nós sairá desse encontro com duas ideias.(George Bernard Shaw)

Um encontro de vida-a-vida é o momento mais sublime e sensível, quando HUMANOS seres se juntam para trocar experiências, oferecerem suas energias afins e olharem-se olhos-nos-olhos para se perceberem iguais. O presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda disse em certa ocasião: “Eu me lancei com toda sinceridade na linha de frente da batalha. O que significa atuar na linha de frente? É cuidar de cada companheiro, realizar visitas familiares e dialogar com as pessoas[i]”.


As visitas familiares são a base e a força da Soka Gakkai, desde a sua fundação em 1930. Embora pareçam banais e simples, à primeira vista, ao analisar com cautela, é nelas que ocorrem as principais interações entre integrantes. É onde a magia da solidariedade acontece e como a epígrafe que abre este texto enfatiza, ocorrem as trocas.


Troca de experiência, de conhecimento, de energias, de sentimentos e emoções. São inúmeros os casos em que uma simples visita familiar despertou, uma pessoa que estava prostrada e entregue à doença e/ou à tristeza, para a sua inesgotável potência interior. Embora o objetivo principal seja cultivar a fé de cada um, nesses encontros muitos outros aspectos são despertos e fortalecidos.


Em especial, a natureza de Buda de cada um, que abrange todos os aspectos do ser humano: físicos, intelectuais, cognitivos etc. Ainda segundo o dr. Ikeda:


“As visitas familiares e as orientações individuais são atividades modestas e invisíveis aos olhos de outros, mas são um importante trabalho que visa cultivar as raízes da fé. Os troncos crescem frondosos e os ramos e as folhas tornam-se exuberantes quando as raízes estendem-se profundamente no solo. Da mesma maneira, a fonte de todo o progresso encontra-se no aprimoramento da fé desenvolvida com alegria, esperança e convicção. Para isso, precisamos compartilhar dos problemas de cada companheiro, oferecendo-lhes respostas claras e objetivas para as suas dúvidas[ii]”.


É dessa forma que a liderança constrói uma sólida base com seus membros. É o que distingue uma organização bem sucedida: quando os líderes agem de forma comprometida com o bem estar dos integrantes de seu núcleo de atuação, esforçando-se para promover o bem estar geral. No caso da BSGI, orientando sobre o budismo e incentivando sobre os desafios do dia-a-dia.


 Diálogos de vida-a-vida


“A Sra. Deng Yingchao sempre tentava ir ao encontro das pessoas com quem iria falar, ou fazia com que as pessoas chegassem até ela, esforçando-se ao máximo para encontrá-las pessoalmente. Ela insistia na importância de se comunicar e compreender o sentimento uns dos outros[iii]” (Daisaku Ikeda)


 O diálogo de vida-a-vida foi a forma como o fundador da Soka Gakkai, o educador Tsunesaburo Makiguchi defendeu a propagação da filosofia humanística do budismo de Nichiren Daisahonin. Sua coragem e a de seu discípulo Josei Toda (que viria a ser o segundo presidente da Soka Gakkai, anos mais tarde), foram cruciais para que o ensino se preservasse ao longo dos sombrios anos da Segunda Guerra Mundial. O dr. Ikeda ressalta que Makiguchi instituiu a ‘revolução da propagação’. Ele adotou o método de dialogar sinceramente com todos que encontrava. Ele ia pessoalmente visitar cada pessoa em sua própria residência. Ele concluiu que essa era a única maneira de propagar o ensino de Daishonin.


E assim vem sendo feito. Todos os dias, milhares de pessoas estão empenhadas nesse diálogo de vida-a-vida, comprometidas em proporcionar o melhor aos seus pares e cientes de que estão, diligentemente, construindo um história nova e feliz a cada novo encontro.


 






[i] Brasil Seikyo, edição no 2.076, 19 de março de 2011, p. A3




[ii] Nova Revolução Humana, v. 2, p. 218




[iii] Brasil Seikyo, edição no 1.532, 20 de novembro de 1999, p. 3



Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI