23 de March de 2021

Enquanto a vacina não chega...

Um pouco mais sobre os protocolos de biossegurança!

Atenção aos cuidados de biossegurança: fundamental para a proteção individual e a de todos ao redor

Com o intuito de apoiar os agentes de saúde na promoção dos cuidados de prevenção, divulgamos abaixo as últimas atualizações da Organização Mundial de Saúde com relação à pandemia do COVID-19:



E, além de tudo o que está descrito acima, é fundamental enfatizar o parecer da ciência: é amplamente comprovado que ações que promovam o fortalecimento da espiritualidade são essenciais para incrementar a imunidade.


O médico Arthur Fernandes, membro da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade ressalta que “como elemento estruturante da experiência humana, a espiritualidade está ligada à manutenção e fortalecimento da saúde física, mental e social, havendo estudos, cada vez mais qualificados nas últimas três a quatro décadas, apontando benefícios diretos como redução de estresse, ansiedade e depressão, uso de substâncias e tentativas de suicídio, além de melhor qualidade de vida e prognóstico psiquiátrico, bem como aumento da expectativa de vida global em até 7 anos adicionais e diminuição do estresse oxidativo, contribuindo para enfrentamento às neoplasias e doenças degenerativas, como o Alzheimer”. Ou seja: para nós, budistas da Soka Gakkai, mais uma afirmação do poder da fé e da oração meditativa.


O artigo científico Religião e saúde mental: desafio de integrar a religiosidade ao cuidado com o paciente, de autoria de acadêmicos de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Rose Murakami e Claudinei José Gomes Campos, ressalta que “A influência positiva da religiosidade sobre a saúde pode ser causada devido à mobilização de energias e iniciativas extremamente positivas, que fortalece o indivíduo, fazendo com que ele tenha condições de lidar mais eficazmente com suas condições, incentivando-o a aceitar a terapia. Desse modo, ele passa a apresentar potencial ilimitado para melhorar a sua qualidade de vida”.


Ou seja: energizar-se positivamente por meio do fortalecimento de sua espiritualidade é um fator importante para a construção de uma saúde física e mental. Portanto, sejam quais forem os desdobramentos da atual pandemia, cada um individualmente deve valorizar a sua vida, protegendo-a a partir dos passos acima e, agindo dessa forma, estará cuidando também de todos ao seu redor.


 #PrezamosCadaVida #soka #bsgi #sokagakkai #budismonichiren #humanrights #humanismo #budismo #paz


Fontes:


https://www.paho.org/pt/covid19


https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000200024


https://www.sbmfc.org.br/noticias/como-a-espiritualidade-pode-influenciar-a-saude-das-pessoas/

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI