06 de December de 2016

Estudar é divertido!

O BSGI Newsletter entrevistou alguns estudantes do Colégio Soka e encontrou respostas surpreendentes

João Gabriel é aluno do 5º ano

Yuka Vitorino é aluna do 4º ano

Estudantes Soka: felizes enquanto estudam

A criança tem de ser feliz enquanto estuda e por toda a vida. Esta frase do professor japonês Tsunesaburo Makiguchi nos idos de 1930 é uma realidade nos dias de hoje. Contrariando os indicadores educacionais nacionais, os estudantes do Colégio Soka do Brasil são felizes estudando. Perguntamos a cinco alunos o que acham da escola e a resposta comum foi: “Adoro!”. O entusiasmo pelo estudo e a paixão pela instituição, surpreendeu nossa equipe.


O fundador do Sistema Educacional Soka e presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda, disse certa vez: “Por que os estudantes das Escolas Soka conseguem voar tão alto pelos céus de sua missão? Porque possuem as asas do solene juramento, uma base sólida para se lançarem em uma trajetória de voo orientada pela ‘relação de mestre e discípulo’".


A consideração que cada um tem pelos professores é outro ponto incomum. E a relação entre novatos e veteranos é mais uma característica bastante diferenciada se compararmos com a realidade das escolas brasileiras. “Eu brinco com meus amigos do 5º ano e do 3º. Os do 9º brincam com os do 8º também! Todos são amigos”, enfatizou a sorridente Yuka Vitorino do 4º ano.


Enquanto afloram denúncias da nefasta prática de bulliyng em diversas instituições de ensino do país – públicas e particulares – a situação descrita pela menina Yuka é uma notícia promissora e alentadora para pais e responsáveis. “Eu gosto da Escola Soka porque ela é bem legal. Aprendo de uma forma divertida e gosto principalmente de Matemática”, conta Nicolas Enri Tamura Fukuda de 10 anos. Nicolas é aluno desde o Ensino Infantil.


Para os adolescentes Gabriel Ken-Ichi Terra Moreira e Julia Mayumi Miyagawa Braga, de 13 anos, ambos do 8º ano e alunos desde o 1º, a Escola é um lugar em que se faz amigos para a vida toda. “O pessoal que se forma volta sempre, os professores se importam de verdade, os pais participam de tudo e podem opinar e os colegas são muito legais!”, exclama Julia. Gabriel diz ser fã do professor Leonardo da Silva Lopes, de Matemática: “porque ele explica e a gente entende tudo”.  Outra situação inusual, pois na imensa maioria das escolas brasileiras, a Matemática é a grande “assombração” dos estudantes.


Outro que tem na Matemática sua paixão graças ao professor Leo é João Gabriel Fioruci Roberto de 12 anos, aluno do 5º ano. Ele ressaltou o quanto o ensino é diferenciado pelos professores que se esmeram em passar-lhes todo o conhecimento de forma divertida e bem humorada.


Todos os entrevistados se disseram ansiosos pelo início do ano letivo de 2017. “A nova escola vai ser muito legal! Estou muito feliz por estudar aqui”, concluiu João Gabriel.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI