06 de November de 2018

Exposição da SGI abre Semana Acadêmica da Universidade Federal da Paraíba

Principal evento universitário do Estado reuniu cerca de 10 mil expositores

Solenidade de abertura da exposição

Autoridades em visita à mostra

O VI Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-graduação: "Ciência Para Redução das Desigualdades" dentro da XV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, aconteceu entre os dias 15 e 19 de outubro, nos quatro campus da Universidade Federal da Paraiba – UFPB. E a exposição da SGI, DA CULTURA DE VIOLÊNCIA PARA A CULTURA DE PAZ – transformando o espírito humano, integrou a programação desse importante encontro na Praça de Eventos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas do campus principal, na capital João Pessoa.


A UFPB é reconhecidamente uma das melhores instituições de ensino superior e pesquisas tecnológicas da América Latina, que vem conquistando prêmios importantes devido a excelência de sua produção científica. O evento reúne a produção intelectual de professores, estudantes e técnico-administrativos da UFPB. O encontro que acontece anualmente na instituição e na edição de 2018 conta com mais de 3 mil trabalhos inscritos e cerca de 10 mil expositores.


Na inauguração da exposição estiveram presentes a reitora da UFPB, profa. dra. Margareth Diniz, o presidente da BSGI, Miguel Shiratori e o vice-presidente da BSGI, Celso Hama, entre outras autoridades. Na cerimônia, houve apresentação do Coral Madrigal Flor de Lótus da organização local.


Em suas palavras durante a solenidade, a reitora da UFPB, prof. dra. Margareth Diniz, enalteceu a figura do presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda, como incansável defensor da paz e relatou sua experiência no decorrer da visita, em junho deste ano, à Universidade Soka e aos prédios da Soka Gakkai no Japão por ocasião da outorga do título do doutor honoris causa ao dr. Ikeda. “Lá, pude vivenciar a filosofia japonesa no cotidiano pacífico de seus cidadãos. A UFPB é uma instituição que dissemina a paz. Cada visitante desta exposição será um agente multiplicador da união entre as pessoas.”


Miguel Shiratori agradeceu à UFPB pela parceria e exaltou as belezas naturais e os grandes nomes da Paraíba, como os artistas Pedro Américo de Figueiredo e Melo e Ariano Suassuna, o jornalista Assis Chateaubriand e o economista Celso Furtado. “Esta iniciativa representa uma tentativa de união em prol de uma sociedade pacífica. Para isso, é necessária uma mudança significativa em cada indivíduo. Não dá para vivermos em meio à fome e à miséria. A indústria bélica e as armas nucleares ameaçam toda a vida no planeta.”


Exposição


Exibida desde 2007 em mais de 230 cidades de 31 países, entre eles Estados Unidos, Suíça, Malásia e Argentina, neste ano a exposição apoia as comemorações do 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a campanha Stand up 4 Human Rights (“Defenda os Direitos Humanos”, em tradução livre), lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o intuito de empoderar cidadãos para a promoção de sociedades mais justas.
A mostra foi idealizada pela organização não governamental Soka Gakkai Internacional (SGI), representada pela Associação Brasil SGI (BSGI), com base em dois documentos: a Declaração pela Abolição das Armas Nucleares, proferida em 8 de setembro de 1957, pelo educador japonês e segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, e a proposta pelo estabelecimento da Década de Ações pela Abolição das Armas Nucleares, apresentada às Nações Unidas em agosto de 2006, pelo presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda.



Com a colaboração da redação do Jornal Brasil Seikyo

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI