11 de June de 2021

Inaugurado o Espaço Professor Tsunesaburo Makiguchi

A iniciativa é da Escola Estadual Eça de Queiroz, em Diadema-SP

Convidados do evento em foto comemorativa

Espaço de aprendizado lúdico...

...inclui brinquedos recreativos...

...e horta comunitária!

Tsunesaburo Makiguchi foi um educador revolucionário. Embora tenha completado 150 anos de seu nascimento, suas ideias e teorias mantém-se impressionantemente contemporâneas. Quando vivo, foi considerado subversivo simplesmente por acreditar que a Educação deveria se concentrar em um ponto fundamental: a felicidade do educando. Essa e outras ideias lhe valeram o reconhecimento póstumo e um deles se materializou na inauguração do Espaço Professor Tsunesaburo Makiguchi, na E. E. Eça de Queiroz, situada na cidade paulista de Diadema e onde a BSGI vem desenvolvendo uma parceria há muitos anos. O evento aconteceu na segunda dia 7 de junho e contou com presenças importantes como a dirigente regional de ensino de Diadema, Liane de Oliveira Bayer; do presidente da Câmara Municipal Josamundo Queiroz; do diretor geral da Faculdade Diadema, Geraldo Ramos da Silva; e das representantes da Secretaria de Estado da Educação, Maria Costa e Terezinha Morais.


Logo após a execução do Hino Nacional Brasileiro, o diretor da Escola, professor Edimicio Flaudisio da Silva iniciou sua fala cumprimentando os presentes – ao vivo e online – e ressaltando que: “é a realização de um sonho”. O diretor enfatizou também a longa e frutífera parceria que sua escola tem com a BSGI, desde 2004, principalmente no programa Escola da Família. “Voluntários que doaram seu conhecimento e tempo livre para vir fazer a diferença, transformar vidas por meio da integração das famílias com a escola. Acreditamos que esse espaço, que leva o nome desse educador contemporâneo, vá tornar a escola mais agradável, de forma que os alunos sintam alegria e prazer em frequentá-lo””, contou Edimicio.


Segundo ele, a ideia de homenagear Makiguchi partiu dessa postura abnegada desses voluntários. Sua curiosidade sobre a BSGI o levou a buscar compreender suas bases filosóficas e, em especial, à figura do fundador da Soka Gakkai: o educador Tsunesaburo Makiguchi. A identificação foi imediata e esse foi o motivo da escolha do nome do Espaço. “Será um importante local de aprendizado lúdico, divertido e feliz”, completou.


O representante da BSGI, Márcio Yutaka proferiu um discurso em que buscou contextualizar as ideias de Makiguchi com o Espaço pedagógico que se inaugurava. “Leitor ávido e insaciável, forjou-se sozinho e desenvolveu uma pedagogia própria cujo principal alicerce era o desenvolvimento de cada educando a partir de sua Teoria de Criação de Valor, que abarca o belo, o bem e o benefício. O belo se associa aos valores sensoriais ligados a tudo que nos transmite prazer e alegria; o benefício se refere aos valores pessoais ligados à existência individual; e o bem, ao valor social que se liga à existência coletiva”, enfatizou Yutaka.


A dirigente regional de ensino de Diadema, Liane de Oliveira Bayer se disse positivamente surpresa ao conhecer um pouco mais sobre a vida do homenageado. “É um prazer inenarrável!”, exclamou. Ressaltou a contemporaneidade do professor Makiguchi, sua preocupação em propor uma educação que levasse seus alunos à felicidade. “Somente pessoas felizes podem construir uma sociedade feliz”, contextualizou Liane.


Convidado a se pronunciar, o diretor geral da Faculdade Diadema – FAD, Geraldo Ramos da Silva, discorreu sobre propósitos. “O propósito da Educação deve ser o mesmo da vida”, iniciou. Citou um dos aspectos abordados no livro de Makiguchi “Geografia da Vida Humana”, no trecho em que aborda as comunidades, o local onde as pessoas vivem. “E hoje, de forma inusitada, vivemos num mundo virtual, uma experiência totalmente nova. Mas também vivemos num mundo presencial que é esse em que vivemos e coabitamos. Só com isso já daria pra falar muito sobre o papel da Educação. Nós educadores sabemos, como o professor Makiguchi também sabia, que o processo da Educação não se faz dessa forma, ela acontece da interação humana e quando esses propósitos se encontram”, continuou.


Linha de pesquisa baseada na Teoria da Criação de Valor


Geraldo então anunciou a criação de uma nova linha de pesquisa nos cursos de Licenciatura. A partir deste segundo semestre a FAD, irá propor aos seus alunos, uma nova linha de pesquisa, em especial à Pedagogia, baseada na Teoria de Criação de Valor do professor Makiguchi. E, com a parceria da FAD e a E.E.Eça de Queiroz, serão gerados artigos científicos a partir das experiências pedagógicas vivenciadas tanto no novo Espaço quanto nas demais dependências da escola.


O último a fazer uso da palavra foi o vereador e presidente da Câmara Municipal, Josa Queiroz. Ele ressaltou o comprometimento e a dedicação de toda a equipe da E.E.Eça de Queiroz. “Quando há reconhecimento, a comunidade participa, se engaja”, disse.


Na sequência houve os descerramentos: da fita inaugural e da placa que contextualiza o nome do homenageado ao Espaço e, enfim, o momento de visitação que, segundo o diretor Edimicio, foi previamente avaliada positivamente pelos principais interessados: os alunos.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI