20 de March de 2018

Incomparáveis mulheres Soka

O buda Nichiren Daishonin afirmou: “Não deve haver discriminação entre as (pessoas) que propagam os cinco caracteres do Sutra do Lótus durante os Últimos Dias da Lei". Ele também diz: “Uma mulher que abraça este sutra não excede apenas todas as outras mulheres mas também ultrapassa todos os homens".

Meiry: "sinto imensa gratidão às veteranas"

A força de um coletivo é imensa, fato indiscutível. Mas, a força que um coletivo de mulheres, unidas por um ideal grandioso é incalculável. A Soka Gakkai, desde a sua fundação, é uma organização que prima pela busca da igualdade de gênero, contra todo tipo de discriminação. O termo Empoderamento Feminino para as mulheres Soka, não é somente um conceito abstrato, mas uma consciência coletiva, expressada por ações para fortalecer as mulheres e desenvolver cada integrante, provendo-lhes os meios e os recursos para a obtenção de sua independência por meio de uma revolução interior.


“O segundo presidente Josei Toda costumava dizer que a mulher deve sempre se voltar para dentro, ter um olhar interior que não se concentra nas coisas externas, na aparência pura e simples. Somos todas Budas no presente momento e que moldamos nosso futuro agora, no presente momento”, explica a coordenadora do Núcleo Feminino da BSGI, Meiry Hirano.


Desde que assumiu esta função em 2017, Meiry vem se dedicando a compreender as características de cada um dos muitos grupos de apoio que compõem o Núcleo Feminino. Dedicou um bom tempo de sua agitada agenda a acompanhar cada grupo, conversando e buscando as opiniões das integrantes, ouvindo seus anseios, dificuldades, questionamentos.


É dessa forma que vem agindo para ser não apenas uma coordenadora que infunde planos, mas uma companheira que se faz presente e dedica-se integralmente para o bem estar de cada associada.


Desde 1930 quando o professor Tsunesaburo Makiguchi fundou a Soka Gakkai no Japão, a força dessas mulheres Soka já se fazia sentir devido ao seu caráter único. Pensadores de todos os tempos atribuem a força da mulher ao seu poder de gerar a vida. A natureza, em sua sábia concepção, além de conferir tal dom, dotou a fêmea da espécie de uma força incalculável e que a mulher Soka aplica em suas atividades diárias em prol de toda a família Soka.


E, no Brasil, o reconhecimento de seu empenho, se deu quando da quarta visita do presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda ao Brasil, ele instituiu o dia 27 de fevereiro como o Dia do Núcleo Feminino da BSGI. E, desde então, a data é celebrada anualmente por todas as cerca de 100 mil mulheres Soka brasileiras.


O grande crescimento da BSGI desses quase 70 anos advém em grande parte à laboriosa contribuição dessa parcela significativa de pessoas, em total comunhão com os princípios básicos do Empoderamento Feminino preconizados pela Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres).


Esta Entidade entende que a paz no mundo passa necessariamente por dar poder equânime às mulheres pois são elas as protagonistas nos cuidados e formação de todos os seres humanos.
A ONU ressalta que a prática do empoderamento feminino não deve ser apenas das mulheres, os homens também precisam se certificar de que haja uma ampla igualdade entre o posicionamento e participação de ambos os gêneros na sociedade e suas demais camadas. Sobre isso, o dr. Ikeda enfatizou: “na nossa organização, o avanço da BSGI resulta da força das integrantes do Núcleo Feminino. Isto é um fato comum em todo o mundo. Por esta razão, solicito aos cavalheiros que prezem sinceramente estas integrantes, protegendo, respeitando e dando-lhes voz!”.


Outro ponto apontado pela coordenadora Meiry é o empenho das veteranas que, mesmo fora da linha de frente, mantém-se joviais e resolutas, dispostas a empenhar-se mais e mais todos os dias pela felicidade de cada associado. “Vendo essas veteranas eu sinto imensa gratidão e penso no quanto tenho que me esforçar para honrar essa disposição e generosidade!”, finaliza.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

September de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI