24 de January de 2016

Instituto Soka CEPEAM

Visando a harmonia entre todos os seres vivos

O cenário paradisíaco do mirante do CEPEAM: o encontro das águas dos rios Negro e Solimões

Como um desdobramento natural das ações empreendidas pela SGI pelo mundo, o Instituto Soka CEPEAM – Centro de Projetos e Estudos Ambientais do Amazonas – é um local de reflexão e implementação de ações que visam fomentar a discussão em torno da sustentabilidade plena, de forma a oferecer condições para relações harmônicas entre todos os seres vivos.


Desta forma, o Instituto oferece oportunidades de uso sustentável e compartilhado de infraestrutura, biodiversidade e de uma equipe com competências multidisciplinares. São três as principais linhas de atuação:


 


1. SEMENTES E REFLORESTAMENTO


Com o compromisso de contribuir para a construção de conhecimentos sobre a Amazônia, a equipe do CEPEAM apoia e incentiva a realização de pesquisas e produção relacionados ao reflorestamento. Em parceria com instituições de ensino e pesquisa, diversos trabalhos científicos nas áreas de ecologia e ciências florestais já foram realizados, dentre eles, a recomposição florestal do próprio Centro. A germinação e o armazenamento de sementes para fins produtivos e pedagógicos fazem parte dos propósitos do CEPEAM, bem como a formação de parcerias para fortalecer estas atividades.


 


2. INTERCÂMBIO CIENTÍFICO


A vista para o Encontro das Águas é uma das mais relevantes e privilegiadas paisagens de Manaus, somada às trilhas na mata reflorestada, juntas, formam um conjunto de atratividades que conferem ao CEPEAM um ambiente diferenciado e rico para a realização de intercâmbios e reuniões de trabalho. O Centro possui estruturas de viveiro, laboratórios de triagem, auditório, alojamento e internet para favorecer vivências a pesquisadores e grupos. Um atrativo a mais é a terra preta de índio que ocorre no local e as cerâmicas ali depositadas, material arqueológico que indicam importantes acontecimentos da história amazônica ainda poucos estudados.


 


3. EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Uma das principais atividades desenvolvidas pela equipe do CEPEAM é a recepção de pessoas, especialmente crianças, com o objetivo de promover uma educação ambiental voltada aos conhecimentos sobre a conservação e manejo da biodiversidade. Alunos das escolas públicas de Manaus participam de projetos promovidos pela prefeitura e realizam visitas semanais ao Centro em complemento ao conteúdo curricular. A localização na área urbana e os equipamentos disponíveis oferecem excelentes oportunidades de acesso e realização de projetos em parceria.


 


Por entender que os seres vivos de uma comunidade mantêm constantes relações ente si, exercendo, assim, influências recíprocas em suas vidas, o CEPEAM promove o compartilhamento dessas inter-relações, oferecendo sua estrutura para que estas possam ser evidenciadas em condições de excepcional qualidade. Na área do CEPEAM as relações harmônicas ou interações positivas são possíveis já que além das instalações físicas, há o cenário natural, onde meio ambiente e seres têm oportunidade de interagir, refletir e extrair desta vivência novas possibilidades de trocas saudáveis.


 


Informações gerais


O CEPEAM situa-se em uma área de 55 hectares, nas proximidades da capital do estado do Amazonas, Manaus. Suas atividades iniciaram na década de 1990, por iniciativa do presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda, que sempre teve o ideal de contribuir efetivamente para a proteção, manejo e conservação dos ecossistemas amazônicos.


Passou a existir oficialmente em 1993, quando da assinatura do convênio de cooperação técnico-científico entre o Cepeam, a Universidade Soka do Japão e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia da Amazônia (Sematec), hoje já extinta.


Em reconhecimento às ações empreendidas – por meio da Portaria 049/95 de 12 de julho de 1995 – o Ibama credenciou a área do Cepeam como uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN); integrando-a a um seleto grupo de unidades de conservação reconhecida e protegida pelo poder público.


 

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI