21 de January de 2022

Liberdade de crença é direito humano universal!

21 de janeiro é o Dia Mundial da Religião e, no Brasil é o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Plantio do projeto Memorial Vida em conjunto com a Arquidiocese de Manaus

Alunos do Colégio Soka do Brasil em evento internacional

Encontro do Núcleo de Bioética da BSGI

Um Instituto baseado em princípios filosóficos budistas, voltado à preservação do maior bioma do planeta, alia-se à arquidiocese local para celebrar a vida. O Memorial Vida  é um projeto que vem plantando árvores em memória aos falecidos na pandemia da Covid-19. É um dos maiores empreendimentos do Instituto Soka Amazônia.


*****


Um colégio particular cuja base é também a filosofia humanística da Soka Gakkai, não tem em sua grade o ensino religioso, mas cultiva a felicidade do educando enquanto estuda. Alunos de todas as matrizes religiosas estudam felizes no Colégio Soka do Brasil.


******


O Núcleo de Estudos em Bioética é parte da Coordenadoria Cultural da BSGI cujo objetivo é promover o estudo de todas as intrincadas questões envolvendo a Bioética. Para tanto, promove diálogos inter-religiosos como forma de combate à intolerância religiosa.


******


Efeméride mais do que necessária e urgente pois vivemos em tempos de intolerância. A Constituição Brasileira, em seu Artigo V, Inciso VI, preconiza que é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.


A professora Macaé Evaristo, em recente podcast para a UOL, inicia ressaltando que a intolerância religiosa se caracteriza por um conjunto de atitudes ofensivas e tem como base principal o racismo religioso. Como forma de combate essa questão, a BSGI, desde que se constituiu como uma organização da sociedade civil para a promoção da filosofia humanística do budismo, busca enfatizar em suas ações sua posição contrária em relação a todo tipo de preconceito e discriminação.


Em todas as suas atividades, a BSGI fomenta o diálogo inter-religioso respeitoso e digno, sempre com o intuito de promover o melhor entendimento entre todos os participantes.


Não se trata de promover ações específicas para esse fim em ocasiões de ocorrência de efeméride como essa, mas de fomentar no dia-a-dia a consciência de que todo ser humano possui o direito à crença, conforme dispõe a Constituição Cidadã de 1988. E os exemplos que abrem esse texto são prova de que há como haver convivência harmônica entre pessoas que partilham essa ideia.


 


Histórico da data


Foi em 1949, durante a Assembleia Espiritual Nacional, que se propôs a criação do Dia Mundial da Religião. O evento foi realizado pelos Bahá’ís, religião fundada por Bahá'u'lláh, na região da Pérsia, com o objetivo de promover o diálogo inter-religioso, a tolerância e o respeito.


Já o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, foi instituída por Lei Federal, em 2007, cuja motivação trágica foi a morte da Ialorixá baiana Gildásia dos Santos e Santos – conhecida como Mãe Gilda, fundadora do terreiro de candomblé Ilê Asé Abassá.


Infelizmente, somente o estado de São Paulo possui uma legislação específica sobre o assunto (Lei Estadual Nº 17.157, de 18 de setembro de 2019).


 


Fontes:


https://porvir.org/o-futuro-se-equilibra-003-o-racismo-que-vai-contra-a-fe/?gclid=Cj0KCQiAraSPBhDuARIsAM3Js4rWjlSLAfeB8gZXEpeaRj3jGE1iLPsrRnaPc0QFQWLEgmjT9PzlwkIaAgohEALw_wcB


 


https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/intolerancia-religiosa.htm


 


https://www.infoescola.com/sociologia/intolerancia-religiosa/

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI