26 de January de 2022

Líder budista enfatiza a dignidade humana e o desarmamento nuclear em Proposta de Paz anual

40ª proposta de paz de Daisaku Ikeda é enviada à ONU

TÓQUIO, Jan. 26, 2022 /Kyodo JBN/ -- Em 26 de janeiro de 2022, o filósofo budista e pacifista Dr. Daisaku Ikeda, presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), emitiu sua 40a Proposta de Paz anual. Intitulada Transformar a História Humana: A luz da Paz e da Dignidade, apresenta ideias concretas para o combate à crise climática e para a conquista da educação inclusiva e do desarmamento nuclear.


O embaixador Anwarul K. Chowdhury, ex-subsecretário-geral e Alto Representante da Organização das Nações Unidas (ONU), fundador do Movimento Global pela Cultura da Paz (GMCoP), comenta: “Desconheço alguém que tenha salientado o papel e a responsabilidade das Nações Unidas tão consistente, incansável e concretamente por um período tão extenso quanto o presidente Ikeda. Pelos últimos quarenta anos, suas propostas de paz anuais têm enunciado ideias brilhantes e sugestões para o bem da humanidade. Eu me sinto encorajado por ele ter destacado o empoderamento das pessoas como elemento fundamental da construção da cultura de paz”.


Em relação à resposta da humanidade à pandemia, o Dr. Ikeda clama por uma solidariedade que seja desenvolvida a partir da consciência de nossa interconectividade e afirma: “Acredito firmemente que o fator-chave a determinar a direção da história provará ser não o vírus, mas nós, seres humanos”.


Ele enfatiza a necessidade de endereçar as desigualdades que a pandemia expôs, bem como a importância da igualdade de gênero e do empoderamento feminino, para a superação da crise e a construção de uma sociedade global que preserve a dignidade humana.


Referindo-se às questões ambientais, o Dr. Ikeda faz um apelo por mais esforços coordenados da ONU na implementação da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, Convenção sobre Diversidade Biológica e Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação, declarando: “As mudanças climáticas, a biodiversidade e a desertificação estão profundamente interligadas, e as soluções estão igualmente interconectadas”.


O líder também propõe a criação de um conselho jovem para assessorar a ONU na proteção abrangente dos “bens comuns globais”, recursos ambientais essenciais para toda a humanidade.
Preocupado com o impacto dos distúrbios na educação, o Dr. Ikeda sugere que a Cúpula das Nações Unidas para Transformar a Educação (UN Transforming Education Summit, em inglês), planejada para setembro, foque na educação em emergências, na educação inclusiva e no aprendizado para a cidadania global.


Visando à primeira reunião dos Estados-membros do Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares (TPAN), previsto para março, o Dr. Ikeda frisa a urgência de nos “desintoxicarmos” das doutrinas de segurança dependentes de tecnologia nuclear e clama fortemente para que o Japão, outros Estados dependentes de energia nuclear e os Estados que possuem armamentos nucleares participem como observadores: “Se mais países que, no presente momento, sentem não poder assinar ou ratificar o TPAN começarem a se conscientizar positivamente sobre o verdadeiro valor e significado do tratado, estou confiante de que isso catalisará a energia e a vontade política necessárias para pôr fim à era das armas nucleares”.


A Soka Gakkai é uma organização global comunitária que promove a paz, a cultura e a educação fundamentadas no respeito pela dignidade da vida. A Soka Gakkai Internacional (SGI) é uma ONG em status consultivo na ONU Ecosoc. A cada ano, no dia 26 de janeiro, o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, emite uma proposta de paz para comemorar a fundação da SGI, ocorrida em 1975.


Fonte: Soka Gakkai


Contact:
Joan Anderson
International Office of Public Information
Soka Gakkai
+81-80-5957-4733
anderson[at]soka.jp

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI