Município de São Paulo inaugura mais um Centro Técnico de Saúde Pública, na Zona Norte
Maria Eugênia diretora da fundação
Alunos, professor, secretária Aline Cardoso, diretora da fundacao Maria Eugênia e supervisora geral Valdirene Tizzano da Silva
Em agosto de 2005, quando iniciou suas atividades, a Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti, em Cidade Tiradentes, na zona Leste da capital paulista, vem se dedicando à formação de auxiliares e técnicos, totalizando mais de 14 mil profissionais formados, quase todos absorvidos pela grande demanda exigida pelo setor da Saúde Pública da maior cidade da América do Sul. Há pouco mais de um mês, um segundo núcleo descentralizado da Escola Técnica, na zona Norte, foi inaugurada, dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Ensino Médio Deville Allegrette.
Com recursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), essa nova unidade é o primeiro núcleo descentralizado. Segundo Valdirene Tizzano, supervisora geral de unidade escolar, “este é ó primeiro de outros que virão”. Ela enfatiza que o objetivo é ofertar à população um atendimento mais humanizado na área da Saúde Pública.
Nessa nova unidade estão sendo ofertados dois cursos: 2 turmas em farmácia e mais 2 em saúde bucal, com duração de um ano e meio, no período noturno, 140 vagas, inicialmente.
Objetivos
Os objetivos da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti são o desenvolvimento, a inclusão e a geração de empregos, além da implantação das infraestruturas necessárias à atração de investimentos. É a única escola do país no âmbito municipal a ofertar cursos para o setor da Saúde Pública.
Trata-se de uma nova estratégia de ensino que visa projetar sua visão para o futuro de uma cidade gigante que acaba por atender populações de cidades do entorno também, O desenvolvimento de uma metrópole como São Paulo tem de passar necessariamente pelo desenvolvimento de seus cidadãos e a área da Saúde Pública é crucial para que haja crescimento sustentável, tanto municipal como regional.
Professor Makiguti
O nome da Escola Técnica advém da lei que determina que a denominação dos equipamentos públicos educacionais do Município de São Paulo devem ser conferidos em homenagem a personalidades cujas biografias evoquem exemplos que estimulem os educandos para o estudo.
E, conforme a deliberação do Conselho da Escola Técnica de Saúde Pública Cidade Tiradentes (antiga denominação), a biografia do educador Tsunesaburo Makiguchi atende perfeitamente a esse objetivo, em razão da identidade de seu legado de um sistema pedagógico humanista em total consonância com as propostas educacionais implementadas por aquela unidade educacional.
Cursos
Atualmente, a Escola Técnica oferece quatro opções de cursos técnicos na área de saúde, ministrados nos períodos matutino, vespertino e noturno:
“A importância dessa Escola Técnica é conseguir dar oportunidade a pessoas que estão afastadas do mercado de trabalho. Temos alunos formados no Ensino Médio há mais de 10 anos. Queremos que nossos alunos possam atuar oferecendo um atendimento empático, humanizado, de qualidade, que seja o grande diferencial na Saúde Pública”, finalizou Valdirene.
Voltar para o topo
Sua excelência o ipê amarelo: a exuberância de uma árvore símbolo do país
Grupo Sokahan: há quatro décadas promovendo o avanço do humanismo Soka
#Veteranos extraordinários traz: Kazuko Kiriyama Forte, de Porto Alegre-RS
#Veteranos extraordinários traz: Rosa Tateishi, de Dourados-MS