22 de May de 2018

O grupo de tambores da BSGI comemora seus 5 anos

Soka Yusou Daiko é o nome do grupo que significa Imponente Avanço Soka

Imponentes tambores Soka

Imponentes são os tambores japoneses. Estejam em quaisquer lugares, só a presença física já impõem respeito. Porém, ao serem executados, conseguem arrancar até do mais indiferente, aplausos entusiásticos! O grupo Soka Yusou Daiko, comemorou seus primeiros 5 anos de vida em grande estilo, com um evento que reuniu centenas de admiradores – pais, amigos, companheiros-irmãos do Núcleo de Jovens – para performances memoráveis. O evento aconteceu nas dependências do Centro Cultural da BSGI, na Liberdade, capital paulista.


O evento foi iniciado com a performance impressionante dos novos egressos que completaram a Academia que teve a duração de 8 meses. A imponência começou aí. Cada integrante, em meio ao nervosismo da estreia, honrou o nome do grupo, dando o tom do que viria a seguir.


Intermeado por relatos de experiências vivenciadas dentro do Soka Yusou, comprovou que, embora seja o “caçula” dos grupos artísticos da BSGI, não deve nada aos “irmãos mais velhos” em termos de ensino-aprendizagem para a vida.


Leonardo Akihiro Saito, membro fundador do grupo contou em uma roda de conversa um pouco do histórico e objetivos. Quando cursava a Universidade Soka da América, fez parte de um grupo similar e por isso recebeu a incumbência de criar e treinar os iniciantes. Contou que no início não tinham tambores, então treinaram em pneus, com pedaços de madeira. Os tambores japoneses só chegaram bem mais tarde e foram acolhidos como preciosidades, como são até hoje.


A apresentação que se seguiu atingiu um nível de excelência impressionante, tanto pela qualidade técnica, quanto visual, pois foi abrilhantada pela arte da dança do grupo Taiga. Mais do que empolgante, a leveza e suavidade dos movimentos das bailarinas contrastou harmonicamente com as batidas fortes e ritmadas dos tambores. Um momento de singular magia!


Ao final, os grupos musicais feminino e masculino – Nova Era e Taiyo respsctivamente – “irmãos mais velhos”, apresentaram-se juntos levantando a plateia mais do que encantada e emocionada. Segundo Fabio Endo, da liderança do Núcleo Jovem da BSGI, “os sons dos tambores reverberam nas mentes e corações de todos. Estes primeiros 5 anos devem nortear os passos futuros, sempre com no mesmo ritmo do imponente avanço!”.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

September de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI