11 de August de 2022

Pais Soka

Vivendo com sabedoria e senso de responsabilidade

“Coragem, força e sabedoria brotam naqueles que conscientemente assumem tudo como protagonistas e responsáveis por alcançar seus objetivos. A sabedoria ilimitada e a determinação ardente surgem de um senso de responsabilidade.” Daisaku Ikeda

(da esq. para dir.) Julio, Jadison e Ricardo assumem como protagonistas na condução familiar e na criação dos filhos.

Às vésperas do Dia dos Pais, trazemos alguns exemplos de Pais que transformaram suas vidas e vivenciam a maravilhosa experiência da paternidade.


Jadison Cardoso de Jesus da Silva é formado em Direito, pós-graduado em Gestão Inteligente: Liderança, Coaching e Inovação e atua como assistente técnico em uma construtora. Desde muito cedo enfrentou muitos desafios em sua vida, como desarmonia familiar e a doença de sua mãe que era desacreditada pelos médicos. Sua mãe encontrou na prática budista, a chance de transformar sua condição de saúde. Foi aí que Jadison também se converteu ao budismo com apenas 9 anos de idade, podendo atuar nos Núcleos: Estudantil, Jovem e agora no Sênior.
Foi na infância que o carma de saúde se manifestou na vida de Jadison. Enfrentou a varicocele (dilatação anormal das veias testiculares), que quase o tornou estéril. Mas com a prática budista, conseguiu superar a doença e hoje é pai de duas meninas, Maria Luiza, de 14 anos e Maria Eduarda, de 10 anos.


Jadison tem a boa sorte de ter horários flexíveis no trabalho, o que lhe permite ter mais tempo para cuidar das filhas e dividir com sua esposa as tarefas domésticas. “Compartilhar os afazeres de casa, não é um grande desafio para mim, pois eu morei muito tempo sozinho durante minha juventude, então já estava acostumado a fazer todas as tarefas (risos)”.
Sua maior conquista como pai, é possuir uma família harmoniosa e ter a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento de suas filhas tanto na organização, como nos estudos. Ambas estudam no Colégio Soka do Brasil, localizado no bairro da Saúde, na capital paulista. A escola se baseia no lema da Pedagogia Soka de que o aluno tem de ser feliz enquanto estuda. Sua família também faz parte do Programa Homestay do colégio, que consiste em hospedar estudantes do Brasil inteiro para poderem estudar no Colégio Soka.


Um grande sonho acalentado e realizado por Jadison foi o de ir ao Japão. Em novembro de 2016 viu seu sonho se realizar e pôde ainda conhecer várias sedes da SGI. “Um momento muito especial para mim durante a viagem foi ter ido à província de Kansai e ser recebido com tanta alegria e entusiasmo pelos membros de lá. É um momento que eu guardarei para sempre em meu coração e sou muito grato por todas as oportunidades que a BSGI proporciona para mim e para a minha família”, concluiu.


******
Julio Cesar Kenjy Okava Bueno, do Rio de Janeiro, acorda todos os dias bem cedo para preparar o café e acordar a esposa, Maria Gabriela, que é professora e precisa estar muito cedo no trabalho. Ele ainda tenta adiantar algumas coisas, como passar um pano na sala, preparar algo para a filha Maria Júlia comer. O casal realiza as orações matinais juntos e a esposa sai para o trabalho. Julio, então leva o cachorro para passear junto com a filha. Quando retornam, a babá já está em casa. Ele trabalha presencialmente somente às segundas e terças, nos demais dias trabalha de casa e aproveita para ficar mais tempo com a filha. “Nos dias de escritório vou para casa correndo para jantar com minha filha, dar banho e colocá-la para dormir”.
Poucos são os pais que, mesmo com flexibilidade de horários, usam suas horas livres para se dedicarem a casa e à criação dos filhos. Júlio diz que “Meu pai é fonte de inspiração para mim nos dias de hoje”. Nascido em lar budista, Júlio ressalta que os anos da juventude vividos nos grupos do Núcleo Jovem foram fundamentais para que assumisse com empenho sua função de pai e dono-de-casa.


Seu maior desafio, segundo ele, é "como pai me tornar uma referência que ela possa se orgulhar; como marido, é ser alguém de confiança que divide todas as responsabilidades, um porto seguro; e como profissional é conseguir vencer, me esforçando e comprovando na sociedade”.


A filosofia humanística do budismo Nichiren atua como o elo que une o casal para o bem comum. Assim, todas as decisões relacionadas à criação de Maju são tomadas em conjunto, de forma pacífica e carinhosa. “Me tornar pai [a pequena Maju tem apenas 10 meses] tem sido muito desafiador, e transformador! Oro todos os dias para evidenciar o melhor “pai” que eu possa ser, assim poder criar uma nova história!”, finalizou Júlio.


******
Ricardo Minoru Iki, também nasceu em uma família que já era associada da BSGI. Atua como microempreendedor individual (MEI) nas áreas de Design Gráfico e Web Design e eventualmente como violinista aos finais de semana. Por ter flexibilidade de horários no trabalho, ele é quem apoia nas tarefas domésticas, pois sua esposa, Paula Xavier Iki, trabalha presencialmente em uma empresa privada. Ricardo nos contou que é o cozinheiro oficial de sua casa e que recebe com frequência elogios de sua esposa e da filha do casal, Isabela Xavier Iki, de 12 anos.


Iki, como é carinhosamente conhecido tanto na Orquestra Filarmônica do Humanismo Ikeda (OFBHI), desde sua fundação em 1993, como no Departamento de Comunicação (DECOM), desde 2012, ambos grupos da BSGI, afirmou que tem muitos desafios em seu dia a dia, como conseguir conciliar toda a sua rotina como pai, marido, profissional autônomo e líder dentro da BSGI. Contudo, afirma que com esforço e a prática budista, consegue fazer fluir tudo muito bem. Questionado sobre como é a relação do casal, Ricardo contou que é muito boa, estão sempre se ajudando e que o fato de atuarem juntos na liderança no núcleo que pertencem na BSGI faz com que tenham ainda mais harmonia e incentivos mútuos.


Sobre as conquistas, ele ressalta com orgulho: “Com certeza a maior vitória é ter uma família pertencente à BSGI, acompanhar de perto o desenvolvimento da minha filha dentro dos jardins da Soka Gakkai e ter uma família bastante harmoniosa”.


Iki relatou também sua gratidão por ter tido oportunidade de apresentar-se ao Mestre em fevereiro de 1993, pela OFBHI, durante a quarta visita do Dr. Daisaku Ikeda ao Brasil.
Como membro do DECOM, disseminar a mensagem do Humanismo Soka através do conceito da Comunicação para a Paz e nos encontros do núcleo do bairro da BSGI, contribuir ativamente na promoção das atividades e palestras de sua organização.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI