15 de April de 2015

SGI em foco

Março é um mês especialmente importante para a SGI e é celebrado em todo o mundo

Conferência da ONU em Sendai, Japão

Festival Cultural dos Jovens no Panamá

Seminário dos Jovens em Washington, EUA

Foi no dia 16 de março de 1958 que o então segundo presidente da Soka Gakkai, o professor Josei Toda, liderou um grandioso evento que reuniu cerca de 6 mil jovens. Na ocasião, Toda já visualizava o final de sua impressionante e corajosa existência. “Nós temos a missão de concretizar, custe o que custar, a paz mundial. E é justamente essa missão que eu quero confiar a vocês no dia de hoje. Deixo o futuro em suas mãos. Conto com vocês para realizar este grandioso empreendimento”, disse aos presentes. É por isso que o dia 16 de março é denominado de Dia da Paz Mundial em toda a SGI.


Japão – A cidade de Sendai, na província de Miyagi, sediou a terceira Conferência Mundial da ONU sobre a Redução do Risco de Desastres (WCDRR), entre os dias 14 e 18 de março. Como evento paralelo, em 15 de março, realizou-se também um simpósio promovido pelas bases comunitárias a partir de uma perspectiva baseada na fé - partilhar as melhores práticas - realizado no Auditório Cívico de Sendai. Um associado da SGI, sobrevivente do 11 de Setembro, Kimio Ohashi, foi um dos palestrantes desse dia. Ohashi compartilhou sua experiência de empregar o diálogo para a construção de sólidos laços de amizade e confiança entre as pessoas que vivem em centros de evacuação, alojamentos temporários ou as comunidades temporárias de habitação construídas para os desalojados de desastres naturais.


EUA – A cidade estadunidense de Dallas, no Texas, sediou uma exposição anti-nuclear promovido pelo Núcleo Nacional de Jovens. A abertura aconteceu no dia 16 de março. Um total de 12 mil jovens da SGI-EUA, de 25 localidades, participaram da produção dessa mostra. Em sua mensagem aos participantes, o presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda, disse que "A paz mundial é empreendimento final e sagrado da humanidade. Ela envolve a construção de uma sociedade pacífica, criando uma vida feliz para cada ser humano”.
Na capital do país, jovens da SGI-EUA reuniram-se para um seminário aberto ao público em geral, cujo foco foi combater as diversas formas de violência, de assédio moral, para a existência de armas nucleares e a ameaça de seu uso. O evento contou com palestras relacionadas, tais como “Vitória sobre a Violência", "Rumo a um mundo livre de armas nucleares: A partir de uma cultura de violência para uma Cultura de Paz", e "Tudo o Que Você Deseja - Por um Mundo livre de Armas Nucleares". Foi também lançada a Campanha Internacional para Abolição das Armas Nucleares. Houve também apresentações musicais, teatrais e de dança.


Argentina – Ao longo de fevereiro e março, em 40 locais que reuniram cerca de 20 mil jovens da SGI-Argentina, foi celebrado o dia 16 de Março. Fóruns, seminários, festivais artísticos culturais foram realizados em todo o país.


Panamá – Em 14 de março, associados da SGI-de todo o país se reuniram para a realização de um festival de paz no Centro de Cultura da SGI-Panamá. O festival foi intitulado "Jovens Unidos pela Paz", e que consistiu em apresentações musicais, teatrais e de dança pelos jovens da SGI-Panamá. Também houve participações especiais de artistas convidados, como Victor Jaramillo acompanhado pela Orquestra Sociedad Anonima, grupo de rock La Tribu; a cantora Priscilla Moreno e a violinista Graciela Núñez. Abrilhantando o evento, houve ainda a exibição de informações em display eletrônico com informações sobre abolição das armas nucleares, sustentabilidade e paz. O display enfatizou que a paz é algo ao alcance da mão, criado para cultivar laços de amizade e a transformação interior de cada indivíduo.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI