19 de February de 2018

Sons do Humanismo do Brasil ecoam no Japão!

Plateia japonesa ovaciona emocionada a orquestra da BSGI

Apresentação da Orquestra brasileira contagiou o público japonês

Integrantes da Orquestra brasileira posam para foto momentos antes da apresentação


Difundir o humanismo da Soka Gakkai por meio da arte da música é o ideal da Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda (OFBHI) da BSGI. Com isso em mente, 25 integrantes viajaram ao Japão para participar das celebrações alusivas aos 90 anos do presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda. As composições escolhidas para esta especialíssima ocasião foram: Aquarela Brasileira e Tico-tico no Fubá, ambas são canções que representam exemplarmente toda a rica e diversa cultura deste país.


A partida se deu no dia 2 de janeiro e, na tarde do dia 7, no Auditório Memorial Makiguchi de Tóquio, Japão, aconteceu a grande e histórica apresentação. Para a ocasião, o dr. Ikeda, o homenageado daquele dia, enviou mensagem na qual anunciou que está redigindo o último capítulo do trigésimo volume de sua obra épica Nova Revolução Humana iniciada em 1993. “Nele vou registrar as perspectivas para a trajetória de extraordinário desenvolvimento da SGI a iluminar a sociedade global como religião mundial”, ressaltou.


A emoção tomou conta do grande auditório quando a Orquestra executou as canções brasileiras. Um misto de alegria intensa, força e paixão contagiou a plateia japonesa e de convidados de diversos países-membros da SGI. E, a novidade ficou por conta da Orquestra de Sopros Glória e a banda Ongakutai, ambos os grupos do Japão, que participou conjuntamente com a OFBHI.
Entre os músicos brasileiros, foi unânime o sentimento de que realizaram o concerto de suas vidas. “Com toda certeza foi a melhor apresentação que realizamos”, relatou o líder do grupo, Fábio Ikeda. O grupo de 25 músicos brasileiros levou um presente raro e significativo ao aniversariante: uma batuta feita de Pau Brasil, a madeira símbolo do país e do qual emprestou seu nome.
Levou ainda um o Globo Terrestre em cuja base consta o trecho de uma das mensagens do dr. Ikeda endereçada aos jovens: “A diferença de fuso horário entre os dois países é de 12 horas. Quando os jovens do Japão concluem a jornada do dia ao anoitecer, os jovens do Brasil prosseguem, recebendo o bastão da missão, e iniciam suas refrescantes atividades na manhã. Pode-se dizer que é um verdadeiro revezamento da criação de valor entre corredores da justiça que envolve majestosamente todo o planeta”.


O globo terrestre representa o palco da atuação dos associados de todo o mundo na missão de promover a paz mundial. E a batuta de Pau Brasil representa a regência e liderança do dr. Ikeda à frente da SGI.


Esta apresentação inaugura a série de festividades alusivas aos 25 anos da OFBHI que se completam este ano. Visionário, o dr. Ikeda fundou essa Orquestra na então 4ª visita ao Brasil com a seguinte recomendação: “A partir de hoje, devem vencer nos Estados Unidos, no Japão, na França e sejam uma orquestra que fique registrada no mundo inteiro!”.
Em 2017, a OFBHI ascendeu ao panteão das grandes orquestras brasileiras ao apresentar-se no mais importante palco da América Latina, o Theatro Municipal de São Paulo, renomado local da América Latina.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

September de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI