História da Soka Gakkai

“O único valor no sentido verdadeiro é o da vida em si.
Todos os outros surgem da interação com a vida”
(Tsunesaburo Makiguchi)

A história da BSGI é parte de uma longa jornada que se inicia oficialmente em 1930, quando o educador japonês, Tsunesaburo Makiguchi, funda a Soka Kyoiku Gakkai – Sociedade Educacional para a Criação de Valores – que foi a predecessora da atual Soka Gakkai.

Como educador, após mais de vinte anos exercendo o magistério, Makiguchi sentia que a sociedade japonesa carecia de valores perenes pelos quais avançar. O encontro com o então jovem professor Josei Toda, marcará a vida de ambos profundamente. Tornam-se inseparáveis e mais tarde, ao conhecerem a Filosofia Humanista do Budismo Nichiren, encontram a expressão máxima da ideologia de valor por eles defendida. Juntos fundam a Soka Kyoiku Gakkai.

Porém, com o advento nefasto da Segunda Guerra Mundial e a ligação do Japão com o Eixo que resulta em um conflito ético-social, ambos pagam um alto preço. Em nome de uma equivocada unificação nacional, o governo militar ordena que toda a Nação adote o talismã xintoísta e renegue todas as outras crenças e impõem o treinamento militar compulsório a todos os estudantes do país.

Makiguchi e Toda recusam-se a aceitar tais imposições e são presos, em 1943. Este evento, aparentemente fatal para a jovem organização, terá um efeito indelével na vida de Toda, pois é na prisão que ele experimenta talvez um de seus maiores sofrimentos: a perda de seu Mestre de vida – devido aos rigores do cárcere, Makiguchi falece placidamente aos 73 anos.

Do fundo deste indescritível pesar, o discípulo consegue reunir toda a sua coragem e entrega-se ao estudo do Sutra de Lótus e à meditação. Ao ser libertado, em julho de 1945, é um obstinado e determinado Josei Toda que os escombros de um país destruído moral e fisicamente irá acolher.

E é destes escombros que ele irá reconstruir, pedra sobre pedra, uma nova e revolucionária organização. Em 1947 ele encontra um jovem estudante de apenas 19 anos que será seu maior discípulo. Com ele, Toda construirá as bases para uma das mais audaciosas e bem sucedidas organizações humanísticas do mundo. Daisaku Ikeda, o jovem discípulo, é quem vai lançar-se ao mundo para semear as ideias de seu mestre. Um destes primeiros países é o Brasil.


Voltar para o topo
Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI