Transformação Interior

“O que a humanidade espera que chegu
com o século XXI não é uma simples reorganização formal,
mudança que nada muda. O que os homens desejam é uma
revolução da qual todos participem, que se faça dentro
da paz e que mude o próprio indivíduo, sustentada na
prudência e num sábio sistema de princípios.
O que eu chamo de Revolução Total é o nosso Kosen-Rufu”
(Daisaku Ikeda)

Integrar cada ser humano da Terra em uma rede neural – que supere quaisquer outras criadas artificialmente – por meio de uma transformação individual pessoa-a-pessoa, de modo a conduzir toda a Humanidade a uma existência plena, cônscios de sua responsabilidade pela vida no planeta. Este é o propósito último desta Revolução Total, ou Kosen-Rufu, conforme a epígrafe acima.

Este conceito perpassa todos os aspectos da vida, como saúde, sociedade, política, religião, meio ambiente etc. Busca, em essência, o desenvolvimento das habilidades cognitivas em consonância a uma firme determinação pela busca de uma existência plena. Tal existência não se resume em meras conquistas de âmbito pessoal e material, mas busca uma radical mudança de hábitos com vistas ao empreendimento pragmático de uma paz perene.

Nenhuma nação, mesmo que nunca tenha se embrenhado em uma guerra, jamais encontrará a harmonia se seus cidadãos estiverem imbuídos de sentimentos mesquinhos. É o grande equívoco da atualidade. Pensar que o desenvolvimento de um país seja fruto somente de avanços tecnológicos e econômicos só leva a mais desesperança e caos. Sociedade alguma pode calcar-se em valores como esse se almeja a paz.

O co-fundador do Clube de Roma[1], Aurélio Peccei, é claro quanto ao que pensa ser uma revolução humana:

“Só a Revolução Humana pode desterrar nosso potencial interior e fazer-nos sentir integralmente de modo a nos comportarmos condignamente; só ela pode nos mostrar como utilizar nossos computadores e satélites, nossas máquinas e instrumentos, nossos reatores nucleares e aparelhos eletrônicos, para melhor comungar com nossos irmãos e com todo o Universo. Só essa revolução pode nos fazer ver o quanto é importante sobreviver para ter uma vida digna de se viver, tanto pelo simples prazer de vivê-la, quanto para preparar de modo responsável e compassivo o caminho para as gerações que virão depois[2].”

Somente a busca constante e perseverante pelo autodesenvolvimento pode trazer essa plenitude de forma a abarcar também as gerações vindouras.

O poeta, ensaísta, humanista e líder da SGI, Daisaku Ikeda, enfatiza que a grande Revolução Humana inicia-se por uma única pessoa determinada. Primeiro, ela decide promover uma mudança pessoal, transformando seu ser. Ao agir assim, ela reverbera sua decisão e, tal qual uma pedra lançada em um lago cristalino provoca ondas concêntricas, sua revolução abarcará a todos à sua volta, inclusive as gerações que se seguirão.

É nesse ponto que se fundamentam as ações empreendidas pela BSGI em todo o território nacional. Os encontros entre seus associados – eventos artísticos e educacionais, palestras, visitas familiares, mostras, ações humanitárias – têm como objetivo a promoção do autodesenvolvimento de cada associado de forma a propagar conceito a toda a sociedade.

Conforme a epígrafe que inicia este texto, “o que os homens desejam é uma revolução da qual todos participem, que se faça dentro da paz e que mude o próprio indivíduo”, edificando uma vida que possa ser desfrutada com prazer e em harmonia, sem medo e com dignidade.

[1] Fundado em 1968, o Clube de Roma é composto por ilustres pensadores que se reúnem para debater assuntos relacionados à política, economia internacional e, principalmente, ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Fundadores: o industrial italiano Aurelio Peccei e o cientista escocês Alexander King.

[2] Do livro Antes que seja tarde demais, Editora Record, Rio de Janeiro, 1984, pág. 145

Voltar para o topo
Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Newsletter

Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI