13 de January de 2013

A paz começa na sua mente!

Universitários da BSGI promovem grande evento

O gestor do CEU Uirapuru, prof. Luiz Antonio Farias

Sob o tema, A Paz começa na sua Mente, o Núcleo de Universitários do Butantã, zona oeste de São Paulo, realizou mais uma etapa do MAP – Movimento Acadêmico pela Paz – na manhã do dia 8 de dezembro. O evento aconteceu no CEU – Centro Educacional Unificado – Uirapuru e teve como base os princípios da Proposta de Paz de 2012 escrita pelo líder da SGI, dr. Daisaku Ikeda, Compartilhar o Respeito pela Dignidade da Vida. No início do ano de 2012, este CEU recebeu a exposição Sementes da Mudança – a Carta da Terra e o potencial humano, cujos eixos centrais nortearam todas as atividades ao longo do ano. “Foi uma experiência engrandecedora!”, exclamou a coordenadora do Núcleo de Cultura do CEU, Simone Gomes dos Santos Dorea.
Abrindo o seminário, o gestor do CEU Uirapuru, Luiz Antonio Farias, enfatizou sobre a importância do diálogo entre os agentes culturais que formam a sociedade brasileira. “Sementes da Mudança, mudou muita coisa por aqui”, ressaltou o professor-gestor. Segundo ele, o diálogo entre o CEU Uirapuru e a BSGI transformou a comunidade escolar e vem levando a luz do conhecimento aos seus educandos.
“Estabelecer uma sociedade de paz. Este é o anseio de todo ser humano”, afirmou o representante da BSGI, Paulo Noda. Noda discorreu sobre a importância de iniciativas como essa para que se estabeleçam pontes de solidariedade e tranqüilidade, dois ingredientes essenciais para a felicidade humana.
Abrindo cada eixo do seminário, dramatizações rápidas que exemplificavam a situação que seria abordada a seguir. Utilizando princípios do psicodrama – método que baseia-se na dramatização como forma de chegar ao autoconhecimento – temas como Abolição das Armas Nucleares; Sustentabilidade; Dignidade da Vida e A importância da Mulher; Empoderamento, foram sendo abordados e enfatizados de forma lúdica e sensível.
“Dialogar com as crianças é dialogar com o futuro”, ressaltou Pedro Segawa, da RM Butantã da BSGI, ao final do evento. “Não basta transmitir conhecimento, mas é preciso também oferecer exemplos positivos de vida e empoderar. Aqui existe o sol do humanismo”, concluiu.


MAP
Anualmente, o Núcleo de Universitários da BSGI, realiza o MAP, Movimento Acadêmico pela Paz. Iniciativa que visa difundir os conceitos da Cultura de Paz em meio à sociedade, em especial, nos centros difusores de cultura, escolas e universidades. Cada Núcleo planeja, coordena, dialoga e realiza eventos que abrangem todos os níveis de públicos. Desde o ensino infantil ao universitário, bem como a comunidade do entorno de cada local.
Sempre com base na proposta de paz do ano vigente – o líder da SGI, dr. Daisaku Ikeda anualmente redige o documento e a envia à ONU – os universitários da BSGI almejam promover a justiça e o humanismo em meio à sociedade por meio de suas ações.

Voltar para o topo

Outras notícias

June de 2024

March de 2024

January de 2024

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI