24 de May de 2012

A SGI e o meio ambiente

Segundo o presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda, desde o Rio ’92, o termo “desenvolvimento sustentável”, tornou-se um verdadeiro mantra entre as mais diferentes frentes – de ambientalistas a governantes. Embora existam exemplos louváveis, o que efetivamente se viu é que poucos foram os avanços realmente significativos, que resultaram em diminuição real da degradação de ecossistemas que ameaçam a vida no planeta. A Soka Gakkai Internacional – SGI, como entidade da sociedade civil organizada, tem como proposta a realização de uma força tarefa que empreenda ações efetivas para a mudança global.


Em proposta ambiental, O desafio de um fortalecimento global: educação para um futuro sustentável, o presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda, alerta que para solucionar a crise em que a humanidade se encontra é necessário um esforço conjunto que una conhecimentos, tecnologia e recursos econômicos. E indica a educação como a única força propulsora capaz de renovar as consciências e empreender uma mudança real nos rumos do planeta. “Por esta razão, a SGI propôs o estabelecimento de uma década internacional da educação para o desenvolvimento sustentável (..) promovendo a educação como a base de uma sociedade humana sustentável e para o estabelecimento de uma cooperação internacional orientada para a difusão das informações ambientais”, explica o líder da SGI. Tal sugestão é parte do plano de ações da Agenda 21, acordada em 1992, durante a Cúpula da Terra, realizada no Rio de Janeiro, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.


No mês de junho próximo acontece a Rio+20, momento em que os países signatários reúnem-se vinte anos depois para rediscutirem seus papéis e a sociedade civil cobrará destes os avanços prometidos em 1992. A SGI defende três metas fundamentais para a promoção de uma efetiva educação para o desenvolvimento sustentável:



Ações no Brasil


No Brasil, a BSGI vem pondo em prática as metas propostas pela SGI em suas ações junto aos núcleos de bairro. Os encontros semanais, quinzenais e mensais em mais de 2.500 núcleos por todo país, visam o aprendizado, a reflexão e o fortalecimento de cada indivíduo de forma que estes se tornem agentes multiplicadores de uma nova ordem de valores, que perpassem as barreiras ideológicas, morais e étnicas; que visem tão somente a paz e a harmonia entre todas as criaturas da Terra.


Em meio à sociedade em geral, a principal ação empreendida são as exposições temáticas como a mostra Sementes da Mudança – a Carta da Terra e o Potencial Humano, iniciada em 2010 e que já conta com cerca de 85 mil visitantes em 30 montagens em vários estados brasileiros.


A mostra busca retratar que o potencial criativo do ser humano pode e deve ser utilizado para semear formas criativas de preservação da vida e de sua dignidade, não o oposto. Em paralelo às exposições, a BSGI promove ainda palestras, seminários, espetáculos artísticos e conferências, gratuitas e abertas ao público em geral, como forma de contribuir para a disseminação de um novo olhar e um novo pensar sobre o planeta.

Voltar para o topo

Outras notícias

June de 2024

March de 2024

January de 2024

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI