25 de November de 2011

Casa do povo homenageia a Soka Gakkai

Os 81 anos da organização mãe da BSGI foram lembrados em sessão solene na última sexta, dia 25

Do lado de fora do prédio, a exuberância do mais belo e representativo parque da cidade, o Ibirapuera, parecia refletir a solenidade do evento. Do lado de dentro, cerca de 150 pessoas participaram da sessão solene em que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo homenageou os 81 anos da Soka Gakkai, organização fundada em 1930 e que deu origem à SGI, em 1973.
Participaram do evento o solicitante da homenagem, deputado João Caramez, o 1º vice-presidente da BSGI, Naoto Yoshikawa, a coordenadora da Carta da Terra do Brasil, Cristina Moreno, e demais convidados.
Sociedade para a criação de valores humanos. Essa é a tradução literal de Soka Gakkai. Há 81 anos um educador japonês, Tsunessaburo Makigiti, indignado com os rumos belicistas que o seu país tomava, decidiu fundar uma organização que buscasse alternativas de combate pacífico para mudar a sociedade de forma geral. Essa iniciativa resultou em uma organização mundial, com cerca de 12 milhões de associados em quase duas centenas de países, liderada pelo filósofo, poeta e ensaísta, Daisaku Ikeda.
“O dr. Ikeda é o grande Leão da Paz”, enfatizou o deputado João Caramez. Em sua opinião, Daisaku Ikeda é o maior pacifista da atualidade, possuindo energia e capacidades intelectuais extraordinárias.
Naoto Yoshikawa afirmou que a entidade cuida de desenvolver o potencial humano. "Nós nos sentimos estimulados quando sabemos que cada ser humano pode se tornar um desencadeador de um mundo melhor", ressaltou.
“Buscando a beleza do ser humano, encontro uma explicação em Makiguti, o venerável artífice da Soka Gakkai”, iniciou a representante da Carta da Terra, Cristina Moreno. A iniciativa Carta da Terra e a BSGI inauguraram a parceria em 2010, quando da comemoração dos 10 anos de lançamento da Carta da Terra. Nesta ocasião a BSGI inaugurou em solo brasileiro, em maio / junho de 2010, na sede da UMAPAZ, a exposição “SEMENTES DA MUDANÇA: A CARTA DA TERRA E O POTENCIAL HUMANO”.
Criada pela Soka Gakkai Internacional (SGI) e pela Earth Charter International, foi a apresentada pela primeira vez na Conferência Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, em Johanesburgo, em 2002. Desde a inauguração, em pouco mais de um ano de exibição aqui no Brasil, a mostra já percorreu vários Estados como Mato Grosso, Pará e Amapá, além de intenso trabalho junto aos CEUs em São Paulo. Cerca de 30 mil pessoas já passaram pela exposição em 11 montagens.
Retratam fundamentalmente o convite da Carta para que os povos vivam a partir de um sentido de responsabilidade universal, por meio de um espírito de solidariedade humana e de parentesco com todas as formas de vida. “É com este espírito que devemos respeitar e cuidar da comunidade de vida, pilar central da Carta (..) Que o nosso tempo seja lembrado pelo despertar de uma nova reverência face à vida, pelo compromisso firme de alcançar a sustentabilidade, a intensificação da luta pela justiça e pela paz e a alegre celebração da vida”, finalizou Cristina.

Voltar para o topo

Outras notícias

June de 2024

March de 2024

January de 2024

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI