24 de February de 2013

Coragem e criatividade para a paz

Daisaku Ikeda redige sua 31ª proposta anual de paz

A paz: desejo acalentado por todos os cidadãos do mundo

Uma pragmática – não utópica – proposta de paz tem de ser calcada em aspectos simples, mas que unos representam os mais elevados ideais da humanidade. A proposta de número 31 de Daisaku Ikeda, entitulada, Sabedoria, Compaixão e Coragem: Edificando uma Sociedade Global de Paz e Convivência Criativa, foi enviada às Nações Unidas neste último dia 26 de janeiro.
O líder da SGI enfatiza, ao longo do texto, sobre a necessidade premente do respeito à dignidade da vida e ressalta sobre a necessidade imediata de abolir-se todas as formas de armamentos nucleares. Também alerta para a questão da miséria, um claro atentado aos direitos humanos básicos.
Sua proposta de paz baseia-se em três pontos:



  1. compartilhar tanto alegrias como sofrimentos;

  2. fé nas possibilidades ilimitadas da vida; e

  3. defesa consistente da diversidade.


Como exemplo concreto, Ikeda parabeniza os esforços da Noruega e Suíça que buscam destacar enfaticamente o poder devastador das armas nucleares e conclama o Japão – único país a sofrer sua ação devastadora – a apoiar incondicionalmente este movimento. Ele relembra que este ano celebra-se o 65º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e exige que se reflita sobre a questão da pobreza extrema. Seu apelo apóia-se em uma ação enérgica em direção a uma educação para os direitos humanos em escala mundial.
O texto propõe, de forma geral, que se utilize o diálogo a e auto-reflexão como meios para difundir empatia e promover uma cultura de paz perene e libertadora. Defende que a natureza multifacetada e diversa da identidade humana é a sua maior virtude e que portanto: “há sempre uma possibilidade de encontrar pontos de convergência para intercâmbios e ressonância mútuos”.
Ikeda foi um dos principais articuladores do restabelecimento das relações entre China e Japão e, por isso mesmo, lamenta profundamente a deteriorização desta amizade. Mas rejeita veementemente o pessimismo sobre a questão, pois acredita que ambos os países têm capacidade e laços profundos de amizade capazes de suplantar quaisquer ressentimentos. Ele invoca os líderes das duas nações ao diálogo e a reafirmar o compromisso travado em 1978, no Tratado de Paz e Amizade.
Propõe ainda um fórum envolvendo os altos escalões dos dois países, junto com a paralização de quaisquer ações provocativas. Tal fórum teria como objetivo, a análise das preocupações subjacentes e as aspirações de ambas as partes. Ele afirma que a confiança só pode ser construída por meio de esforços conjuntos. China e Japão deveriam unir suas forças para criar uma organização que atue em prol da cooperação ambiental na Ásia. “Desta forma, seriam oferecidas condições para que os jovens chineses e japoneses possam trabalhar juntos para um objetivo comum”, finaliza.
A sinopse em inglês encontra-se na página da SGI (http://www.sgi.org/news/press-releases/press-release-2013/peace-proposal-calling-for-abolition-of-nuclear-weapons.html ).


 

Voltar para o topo

Outras notícias

June de 2024

March de 2024

January de 2024

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI