14 de April de 2013

Crianças e jovens de todo Brasil reúnem-se em SP

Alegria e emoção marcaram o evento nacional do Núcleo de Estudantes

Crianças de todo Brasil...

...e jovens até 17 anos...

... participaram deste grande evento

Desde a sexta, 5 de abril, as dependências do Centro Cultural Campestre da BSGI foram tomadas por risos, gargalhadas e brincadeiras: era o início da III Academia dos Sucessores Ikeda 2030 da BSGI, marcada para acontecer nos dias 5, 6 e 7. Cerca de 1500 crianças e jovens participaram desta atividade, oriundos de todas as regiões do país.
Muitos dos participantes nunca haviam estado no Centro Cultural Campestre. Visitaram ainda a Editora Brasil Seikyo a Sede do Núcleo de Jovens e a Sede do Núcleo Feminino. Embora cansados da viagem, a alegria e o entusiasmo por estarem participando de evento tão significativo contagiou os acompanhantes.
Grandes desafios foram suplantados por cada integrante e seus relatos serviram como exemplo a todos os demais. Como o jovem Kevin Yuri.
Kevin contou sobre o preconceito sofrido durante uma viagem ao Japão. “Tenho apenas 25% do meu cérebro, e isso causa deficiência no corpo”, explicou. Ainda lá, pode participar de um encontro da SGI e foi tratado muito bem. Em 2011 foi a outra reunião e decidiu associar-se. Desde então sua vida mudou. As ofensas que o atingiam até então, não o incomodaram mais. Hoje Kevin integra a banda Taiyo e está estudando para ingressar na faculdade para cursar informática. Para chegar até a Academia enfrentou muitos desafios, questões financeiras, febre na véspera da atividade e principalmente desarmonia familiar. Emocionado, finalizou suas palavras com um largo sorriso.
“Impossível imaginar como a vida de cada um se manifestou para que estivessem aqui hoje. Gostaria que cada um guardasse no coração um momento que viveu nesse dia. Quando a gente grava, a gente lembra. Que todos possam gravar esse momento especial, e torna-lo um ponto primordial na vida de vocês. Primordial é ser o primeiro, e quando passar por algum momento de dificuldade, lembrem-se deste momento”, incentivou Lílian Noda, coordenadora do Núcleo Feminino de Jovens da BSGI.


Domingo de chuva e sol
A manhã nublada prenunciava que a chuva não tardaria. Porém, contrariando todos os prognósticos, o sol surgiu majestoso em meio às nuvens, saudando os mais de mil participantes que lotaram completamente o grande auditório do Centro Cultural Campestre.
Recepcionando as crianças e jovens, membros do Departamento de Artistas, recriaram o clima lúdico e divertido do circo. Palhaços, trapezistas, malabaristas, acrobatas, bailarinas, até um “Carlitos” – personagem imortal do genial Charles Chaplin – recepcionaram o público.
Três depoimentos causaram um turbilhão de emoções em todos os participantes. Rayan Silva de 8 anos, mora e Campinas e sofria bulliyng devido suas orelhas de abano. Por meio de seu empenho nas atividades da BSGI obteve a tão sonhada cirurgia reparadora.
O garoto Victor Max Moutinho, da Casa Verde em São Paulo, é um exemplo de vida, no alto de seus parcos 10 anos de idade. O alcoolismo do pai causava toda sorte de transtorno, pois quando ingeria álcool, chegava a agredir a mãe e até mesmo a ele e à sua irmã. O apoio que recebeu do grupo a que pertence, o Núcleo para o Desenvolvimento da Orquestra, da OFBHI – Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda – foi crucial para que ele superasse as circunstâncias adversas. A determinação de Victor foi forjada no calor das dificuldades. Houve momento em que precisou buscar o pai pela rua, tendo somente a irmã um pouco mais velha, como companhia. Mesmo assim o garoto não desistiu e obteve grandes conquistas, como entrar na Escola Soka do Brasil. Hoje, após a separação de seus pais, a mãe tem um novo companheiro que o estima como a um filho e toda a família é integrante da BSGI. Victor foi aplaudido de pé pelo público emocionado.
“Teve dia em que só tinha um ovo a ser dividido entre cinco pessoas”, contou Bruno Marriel, de 17 anos, associado do Rio de Janeiro. Ele ajudava a mãe vender lanches e doces. As dificuldades financeiras eram imensas. A sua decisão de transformar esse aspecto de sua vida foi decisiva para que toda sua família também se decidisse a mudar. Seu pai conseguiu um emprego e sua mãe também em uma multinacional. Participou da última Academia com muita dificuldade. Para esta atividade determinou que participaria sem deixar pendências financeiras. Conseguiu. Venceu ainda a depressão, mal que o acometeu após a separação de seus pais.


Os bastidores
Nenhum grande evento acontece sem que haja por trás dos palcos, pessoas abnegadas e empenhadas em dar o seu melhor. Na BSGI estes grupos atuam com paixão pelo ideal de construir uma nova era de paz para todos os povos do mundo.
O coordenador nacional do Núcleo Estudantil, Cleiton Gentili, na reunião de encerramento, agradeceu a todas as comissões e grupos de apoio. “É por meio dessa dedicação aos estudantes que podemos mudar nossa sociedade de hoje. Que a emoção desse dia não seja momentânea, mas que a partir daquele momento tenham uma nova disposição e renovada decisão”.


 

Voltar para o topo

Outras notícias

June de 2024

March de 2024

January de 2024

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI