12 de August de 2013

Educação Humanista

Educadores de todo Brasil reúnem-se no Centro Cultural Campestre da BSGI

Mesa principal do evento...

Lúcia Takano: coordenadora educacional da BSGI

O vice-presidente da BSGI, Antonio Nakamura

“Construir o futuro significa criar pessoas. Isso somente é possível com a educação”, conclama o poeta, filósofo, humanista e presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda. Criar seres humanos capazes de promover uma Educação realmente humanística é o grande anseio de toda a SGI e, para tanto, a organização vem incentivando todos os seus associados no mundo a engajarem-se neste propósito. No último dia 3 de agosto, a Coordenadoria Educacional da BSGI realizou o 2º Fórum de Educação Humanista, com a participação de centenas educadores de todo o país. O tema do encontro: A arte da educação humanista – inspirar para AGIR e TRANSFORMAR. Dentre os mais de 600 participantes, 50 são professores da rede pública de ensino, não-associados, convidados especialmente para o evento.
A palestrante convidada, Marilzes Petroni, é escritora, poeta e artista plástica. “Sabemos que há diversos tipos de inteligência, Howard Gardner estudioso do cérebro humano enumerou sete, mas tenho certeza que existem mais. Linguística, matemática, musical, espacial, psicocinética (cinestésica), interpessoal, intrapessoal”, ilustrou. Sob o título O Eu Coletivo, ela enfatizou ainda que a incumbência da escola é desenvolver as inteligências múltiplas detectando as deficiências e planejando medidas para saná-las de maneira alegre e participativa.
Sob o tema que norteou todas as ações do Fórum, A arte da educação humanista – inspirar para AGIR e TRANSFORMAR a psicóloga, educadora e associada da BSGI, Irene Sakajiri discorreu sobre como inspirar os alunos a se tornarem mais e melhores. “O Humanismo significa amar e acreditar no Ser Humano”, ressaltou. Ela afirmou que a época atual é o momento propício para buscar intensamente a restauração do contato humanístico entre educadores e aprendizes. Transformar o século XXI no “Século da Educação Humanística” — disso surgirá a nova era banhada pelo arco-íris de paz e felicidade.
Na seqüência da programação, os participantes puderam participar de vivências e oficinas em diversos grupos espalhados pelos prédios do CCCamp.
Na reunião de encerramento, Antonio Nakamura, vice-presidente da BSGI, ressaltou o valor do professor, a sua importante missão e solicitou que todos atuem ativamente em prol do próprio desenvolvimento e da sociedade.
“Vocês realizam a mais importante atividade da sociedade: são seres humanos que formam outros seres humanos, com dignidade e respeito!”, exclamou Lucia Takano responsável geral da Coordenadoria Educacional da BSGI, em suas palavras finais do 2º Fórum de Educação Humanista.


Impressões


“Quando me vi diante de um número tão grande de professores querendo aprimorar seu desempenho na educação, minha alegria foi imensa e a esperança de que as palavras e os ensinamentos do presidente Ikeda serão, num futuro bem próximo, uma realidade”, declarou extasiada a palestrante, Marilzes Petroni. Segundo ela, a Coordenadoria Educacional oferece um grande exemplo a todos os educadores: de que o sucesso pode ser conquistado quando a vontade de agir faz parte, não só de uma pessoa, mas do grupo todo.


Já para supervisora de ensino da Rede Municipal de Peruibe, Marcia Regina C.de Oliveira, ”parabenizo a organização do evento, e que foi bastante enriquecedor a todos os participantes. As palestras breves suscitaram reflexões importantes acerca da necessidade da visão humanista na educação e na sociedade, o que ficou mais fortalecido por meio dos relatos realizados, que mostram que mesmo com os diversos problemas que enfrentamos, seja qual for a situação, há como superá-los ou, ao menos minimizá-los sem que as relações humanas sejam alvo de maior atenção e dedicação. Agradeço muito a oportunidade de participar do Fórum e toda a atenção que a equipe de Peruíbe tem dedicado à E.M.E.F. Profa. Adriana Almeida Santos, onde estamos com o Projeto ‘Ação Educativa Makiguti’ com o qual temos grandes expectativas. Registro ainda que a experiência da ‘oficina’ foi deliciosa e mostrou a importância da Arte para o ser humano.”


Celso Falaschi, jornalista, professor universitário, mestre em Educação e doutor em Criatividade: “O Fórum me abriu possibilidades e reascendeu uma chama que há muito vinha buscando: uma educação realmente transformadora e que possibilita a todos o desenvolvimento de suas ilimitadas capacidades, professores e alunos”, exclamou. O professor Celso enfatizou ainda que a pedagogia da educação humanista da Soka Gakkai é um alento e um bem que precisa ser cuidado e cultivado em prol de um mundo mais humano e igualitário.

Voltar para o topo

Outras notícias

June de 2024

March de 2024

January de 2024

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI