22 de July de 2012

Ludicidade e sustentabilidade

BSGI participa na área das crianças do Festival do Japão 2012

Crianças aprendem "origami"

Brinquedos de sucata, confecção de origami (dobradura de papel) e oniguiri (bolinho de arroz prensado), contação de histórias – lendas e contos japoneses e o percurso sensorial Caminho da Vida. Estes foram os atrativos da área das crianças levados e conduzidos pelos voluntários da BSGI no 15º Festival do Japão, cujo tema deste ano foi Sustentabilidade e o Futuro da Humanidade. O evento aconteceu de 13 a 15 de julho, no Centro de Exposições Imigrantes, na capital paulista.


“Há seis anos nós convidamos a BGSI e desde então eles têm se superado”, conta o coordenador da área das crianças do Festival, Milton Nakabayashi. Ele explica que todos os anos são lançados desafios para as entidades participantes. “E a BSGI sempre nos surpreende, superando todos os desafios propostos”, exulta. Carolina Nakayama tem 9 anos e é assídua da área das crianças do Festival do Japão. “Eu venho todo ano e fico aqui a maior parte do tempo”, conta. Ao se questionada do motivo ela é rápida: “adoro fazer origami!”. Como o depoimento dela ilustra, a área das crianças é um dos pontos mais visitados.


Márcia Arakaki é mãe de Luiz Henrique de 5 e Luíza Cristina de 10 anos. “Eu venho para o Festival para manter a cultura viva na mente dos meus filhos”, explica Márcia. Participa do Festival há três anos e sempre dedica um tempo da estada na área das crianças. “Estes voluntários são atenciosos e se preocupam realmente em passar um conceito importante, não apenas uma brincadeira vazia”, ilustra. Neste ano, a BSGI levou 189 voluntários. “Um recorde!”, enfatiza uma das coordenadoras deste projeto, Elisa de Paula. Todos os anos, esse projeto fica a cargo da Coordenadoria Educacional da BSGI. “Nós já fazemos essas atividades no dia a dia, em escolas públicas conveniadas”, explica Elisa.


Coordenadoria Educacional


A Coordenadoria Educacional da BSGI, embasada nas propostas filosóficas do Sistema Educacional Soka, atua com voluntários em três departamentos:


1) Departamento de Educação Humanista Soka – Depehus;


2) Departamento Makiguti em Ação e;


3) Departamento de Estudos e Práticas em Ciências da Educação – Depeduc.


Desenvolver e aprofundar a filosofia humanística, por meio de uma educação focada em princípios de respeito à dignidade da vida, de forma a possibilitar o desenvolvimento criativo e transformador de cada indivíduo. Este é o propósito fundamental da Coordenadoria Educacional que, em sua essência, baseia-se na capacitação de pessoas para a liderança, felizes e conscientes de sua missão, enquanto cidadãos plenos. Para a BSGI a relação entre a educação e a paz é sinérgica.


"A responsabilidade essencial da educação é fomentar na mente dos jovens um amor pela humanidade e o espírito para dedicar-se em prol de seu povo e em prol da sociedade", enfatizou o filósofo, poeta, pacifista e presidente da SGI, Daisaku Ikeda. E, complementa o pensamento, "a tarefa da educação deve se fundamentar em oferecer um conhecimento que sirva para a promoção da felicidade humana e da paz”.

Voltar para o topo

Outras notícias

June de 2024

March de 2024

January de 2024

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI