06 de July de 2012

Movimento jovem da BSGI

Universitários: compartilhando o ideal de paz

O novo amanhã é dos jovens, / Tal como a exuberância dos verdes campos de trigo / Na manhã clara de geada. Mesmo em março, / O frio é rigoroso / No Fuji escarlate na alvorada. (Frag. do poema “O Azul é mais Azul que o Anil”, de Daisaku Ikeda)


O novo ser humano que liderará este milênio tem de estar embasado necessariamente em um novo e inovador conceito, que perpasse pela ideia de cidadania planetária. Não mais poderá se voltar somente às questões locais, mas em cada ato, precisa buscar e replicar de forma a visualizar as conseqüências globalmente. O novo cidadão global é um ser que se devota com paixão às questões solidárias e que se envolve voluntariamente para solucionar os problemas de forma efetiva. Forjar, orientar e preparar este ser humano é a principal tarefa do Movimento Jovem da BSGI, que hoje somam aproximadamente 60 mil integrantes.


O coordenador geral do Núcleo de Jovens da BSGI, Ricardo Miyamoto, enfatiza que a base deste movimento é o encontro de vida a vida, realizado semanalmente, em cada núcleo de bairro – cerca de 5000 em todo país – onde estudam a filosofia humanística, compartilham experiências, recebem orientações e desenvolvem seu caráter.


Para Lílian Noda, coordenadora do Núcleo Feminino de Jovens, “nestes encontros, os jovens aprimoram-se como cidadãos, refletem sobre suas ações e comprometem-se com os ideais de paz”. Já o coordenador do Núcleo Masculino de jovens, Antonio Rodrigues de Oliveira Júnior, ressaltou a importância dos subgrupos existentes: “cada subgrupo atua em uma função específica – alguns são de preparativos, outros de segurança, e temos também os artísticos – cada integrante atua consciente de seu papel para o êxito das atividades e sabem que são os melhores locais para o desenvolvimento e conscientização de seu papel como protagonistas de uma mudança efetiva na história de suas vidas”.


O filósofo, humanista e presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Daisaku Ikeda, enfatiza que forjar a si mesmo é uma luta contra o mal, cuja raiz encontra-se dentro de cada indivíduo. “Portanto, a luta contra o mal, que resulta do esforço interior para superar nossas próprias contradições e conflitos, deve ser entendida como uma experiência difícil, porém, inevitável, que devemos superar, para criar uma relação ainda maior e mais profunda”, explica Ikeda.


O Núcleo de Jovens vem empreendendo ações que visam garantir um futuro liderado por indivíduos comprometidos com a paz perene para o planeta. “Empreendemos ações em todas as regiões do país”, conta Luciano Gonçalves do Nascimento, também coordenador, “visamos expandir o movimento para além das casas e muros individuais. Difundimos os ideais humanísticos a toda a sociedade”.


Pontes humanísticas para a paz


Em um movimento inédito na SGI, Brasil e EUA consolidaram o primeiro intercâmbio entre as duas organizações: a BSGI e a SGI-USA. O principal objetivo: consolidar uma ponte entre as nações. O 1º Intercâmbio dos núcleos de jovens aconteceu entre 21 e 25 de junho último. A comitiva brasileira foi formada por 70 integrantes. Cumpriram um extenso programa de atividades que incluiu diálogos, estudo, palestra e concertos da Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda (OFBHI). (Leia mais sobre a orquestra em matéria neste portal). Jovens dos dois países dialogaram, compartilharam experiências e renovaram o compromisso de promover os ideais de humanismo, a partir de agora, de forma muito mais integrada e abrangente.


Em conformidade com o que o presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda colocou em sua proposta de paz de 2012, “Compartilhar o Respeito pela Dignidade da Vida”: “Em 2011, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) organizou uma conferência de jovens em Bandung, na Indonésia, que aprovou uma declaração sobre a economia verde: ‘Numa estrutura integrada verdadeiramente sustentável, o bem-estar, a igualdade social e a proteção ambiental têm o mesmo peso’. Estou inspirado com a esperança e o senso de responsabilidade desses jovens. (..) Uma sociedade sustentável é aquela cujo futuro não seja prejudicado pelas necessidades momentâneas do presente, mas onde as melhores escolhas sejam determinadas pelos interesses dos nossos filhos e netos”. E ele ressalta ainda que: “devemos reunir recursos da sabedoria sobre o modo de viver e a sociedade que protegerão a vida, os meios de subsistência e a dignidade das pessoas que vivem e viverão na Terra”.


Este é o espírito do movimento jovem da BSGI, empreender ações que possibilitem a segurança, a tranquilidade e a felicidade para todos os membros desta grande família HUMANA.

Voltar para o topo

Outras notícias

June de 2024

March de 2024

January de 2024

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI