09 de March de 2012

Movimento jovem pela paz

Ousadia e destemor. São características dos jovens. De todas as épocas. E, em todas as épocas, foram os jovens os protagonistas das revoluções que mudaram o curso da Humanidade. Muitas vezes temperamentais, exasperantes, irritantes e irritáveis, estas características são também importantes para a evolução da espécie. Por trás destes rompantes rebeldes, esconde-se a inquietude de um ser inconformado com o mundo que o cerca e por isso engaja-se na importante tarefa de contestar, visando modificar padrões, derrubar dogmas e destruir paradigmas.
O dia 16 de março, marca o início de uma revolução sem precedentes que iniciou-se em um evento que reuniu seis mil jovens, clamando por uma nova era, livre de guerras e de armas nucleares.
O ano era 1958. O então segundo presidente da Soka Gakkai, Jossei Toda, a despeito de todo o esgotamento físico que uma somatória de doenças lhe impunha, fez-se presente e conclamou os participantes, com força e jovialidade impressionantes, a unirem-se a ele na luta por uma paz perene. Daisaku Ikeda, o homem que o sucederia dois anos depois, contava naquele dia com tenros 31 anos.
E, sob o comando de Ikeda, ao longo de cinco décadas, estes cinco mil multiplicaram-se em milhões. Tanto os jovens em idade quanto os demais jovens em espírito e atitude. Indivíduos que promovem um movimento anônimo e amistoso em lares, escritórios, ruas e praças, clubes, grupos. Uma imensa multidão de voluntários unidos pelo propósito único de construir uma sociedade de valores baseados na cultura de paz.
“Cabe a nós construirmos um mundo sem guerras. Cada um deve se perguntar se é meramente uma tarefa impossível, ou se deve continuar a desafiar, mesmo em meio às maiores dificuldades – todo o destino do século XXI depende desta decisão", enfatiza o filósofo, pacifista e humanista Daisaku Ikeda, em seu ensaio, Pensamentos sobre a paz.
Neste mesmo texto, Ikeda enfatiza que “a paz nunca poderá ser atingida se houver uma atitude passiva de somente aguardar pelo futuro”. Ele afirma que é necessária a participação de todos, “não importando o quão fraco possamos pensar que somos, para construir um profundo alicerce pela paz em cada coração, que possa perdurar e posteriormente silenciar, os incessantes chamados pela paz”. E finaliza afirmando que “depende de nós construir um mundo sem guerras. Nós iremos desistir deste objetivo ou iremos continuar o desafio, mesmo que haja grandes dificuldades? Neste sentido, o destino do século XXI está em nossas mãos”.
Dessa forma, a partir do impulso e determinação de um único jovem, hoje são milhões. Juntos eles formam um dos mais importantes movimentos pacifistas do globo, realizando eventos, visitas familiares, reuniões de aprendizado, encontros e diálogos, tudo voltado à missão de construir um novo mundo em que paz e humanismo sejam as palavras de ordem e a premissa básica de uma humanidade fraterna e solidária.

Voltar para o topo

Outras notícias

June de 2024

March de 2024

January de 2024

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI