09 de December de 2012

Outro ano que se inicia

SGI: 15 milhões de associados unidos pela paz


“O dia do Ano Novo é o primeiro dos dias,
o primeiro dia dos meses, (..) e o inicio do ano.
Quem celebra esse dia tornar-se-á mais virtuoso
e será amado por todos. Será como a lua que
gradualmente se torna cheia à medida que se dirige do oeste
para o leste ou como o sol que se torna cada vez mais
brilhante à medida que viaja do leste ao oeste.”
(frag. do escrito de Nitiren Daishonin, Carta de Ano Novo)


Diferentes culturas entendem o final do ano apenas como o término de uma etapa e o início de uma nova jornada. Todo fim e começo de um ciclo é sempre um momento emblemático. O ano que se encerra é celebrado com a renovação das esperanças de um novo recomeço auspicioso. Porém, conforme consta no texto acima, para os mais de 15 milhões de associados da SGI em todo o mundo, o ano que se inicia vai além disso.
O segundo presidente da Soka Gakkai, Jossei Toda, em determinada ocasião, divagou que a data é um momento de reflexão e de balanço. Momento para encontrar-se consigo mesmo e encarar sua vida de frente. Sem culpas, mas com honestidade. O escritor russo Leon Tolstoi disse certa vez: “A suprema felicidade é descobrir que se tornou uma pessoa melhor no final de um ano, em comparação ao que era no começo”.
Embora desconhecesse o conceito, esta frase de Tolstoi tem a ver com a ideia de Revolução Humana. Daisaku Ikeda, filósofo, poeta, paficista e presidente da SGI enfatiza que “a revolução humana não é algo extraordinário, ou divorciado das nossas vidas diárias. Tem início, geralmente, de forma tímida”. Ele cita o exemplo de um homem que tem como fonte única de preocupação sua vida e sua família. Um dia, esse homem se vê em meio a um acontecimento que vai quebrar a rotina de duas ações, por exemplo, ajudando um vizinho em dificuldades. Essa pessoa, sem saber, iniciou a jornada rumo à sua Revolução Humana.
É dessa forma que cada integrante da grande família SGI vem se empenhando. No cotidiano anônimo, um a um desses associados, atuam em suas comunidades, oferecendo mútuos incentivos, encorajando cada pessoa. Por acreditarem que a mudança de um único indivíduo é a chave para a transformação de toda a sociedade, estes integrantes oferecem sua extraordinária contribuição para o bem comum.
A cada novo ano, este contingente descomunal de pessoas se reúne em residências, sedes regionais, centros culturais para celebrar as conquistas do ano que se encerrou e para delinear novos patamares para o ciclo que se inicia.


“...o espírito de gratidão é muito importante. Quando temos gratidão, sentimo- nos alegres. Quando estamos alegres, sentimo-nos também com coragem. Isto leva-nos a darmos o nosso máximo para mostrar o nosso apreço aos outros. Tendo-me encontrado com muitas pessoas em todo o mundo, cheguei à conclusão de que as pessoas que são capazes de sentir gratidão são felizes.” (Daisaku Ikeda, A Nova Revolução Humana, vol. 9, p.251)



Gratidão, este é outro ponto fundamental do espírito SGI de receber o novo ano. Sentir-se grato por tudo o que conquistou e o que ainda está para ser obtido. O caminho da mudança inicia-se com o passo decidido, como bem exemplificou o escritor Goethe: “a caminhada seria incompleta se pensar que um dia chegará ao ponto final. Cada passo do caminho é o próprio ponto final e cada passo deve possuir o seu próprio valor”. No mundo da SGI esta afirmação de Goethe não é mera retórica, mas ação empreendida diariamente.



A jornada que escolhemos
não é de sossego nem de mágoas.
É o caminhar seguro e valente
desfraldando a bandeira da esperança,
do otimismo e da convicção!
Não faz mal que seja pouco,
o que importa é que o avanço de hoje
seja maior que o de ontem.
Que nossos passos de amanhã
sejam mais largos que os de hoje.
Que sejam humanistas de braços fortes
em luta solidária
com as pessoas deserdadas.
Atuem agora e vivam o presente
com a certeza de que neste exato instante
está se erguendo o futuro.
(Frag. do poema Brasil, seja monarca do mundo, de Daisaku Ikeda)



Um ano novíssimo está prestes a se iniciar e, em conjunto com os mais de 15 milhões de integrantes da SGI, com toda certeza, um grande e incrivelmente grandioso futuro se descortina!


FELIZ ANO NOVO A TODOS!


 

Voltar para o topo

Outras notícias

June de 2024

March de 2024

January de 2024

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI