11 de July de 2013

Para a humanidade viver melhor

A paz só depende de cada um cultivar a compaixão

A 30ª proposta de paz do poeta, filósofo e presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda enviada à Organização das Nações Unidas – ONU em 2013, Compaixão, sabedoria e coragem para a humanidade viver em paz, enfatiza a importância da solidariedade entre as nações. E este é o princípio norteador do texto. O filósofo e poeta faz um apelo ao planeta para que seja construída uma fortaleza de solidariedade que ultrapasse todas as diferenças étnico-ideológico-culturais, que todos se vejam simplesmente como membros da mesma família HUMANA.
Não existe nada mais sublime que a paz, repercute ele há mais de seis décadas à frente da Soka Gakkai Internacional, organização não-governamental filiada à ONU e que promove pragmaticamente ações efetivas para a construção de uma cultura de paz.


Em cada uma das muito bem traçadas linhas de Compaixão, sabedoria e coragem para a humanidade viver em paz, seu libelo é sobre o HUMANO ser e sua incrível capacidade de se reinventar e se recriar.


Desde 1983, há trinta anos, Ikeda anualmente reflete sobre as questões mais cruciais da atualidade, como a instabilidade social e financeira, o iminente perigo das armas nucleares e os conflitos pontuais como as que ainda afligem sociedades milenares no Oriente Médio.


No trecho a seguir, a sugestão do dr. Ikeda para a obtenção de uma perene cultura de paz:


“Para ajudar uma cultura de paz a fincar raízes no mundo inteiro, é necessário neutralizar pacientemente qualquer indício de ódio e de confronto. Como seres humanos, temos as ferramentas adequadas para essa busca: o diapasão da autoreflexão que nos deixa imaginar a dor dos outros como se fosse a nossa; a ponte do diálogo que nos leva ao encontro de uma pessoa no lugar onde ela estiver; a pá e a enxada da amizade com as quais cultivamos os mais áridos e desolados terrenos.”


Portanto, um dos possíveis caminhos para a libertação é a construção diligente e abnegada de sólidos e indestrutíveis laços de amizade, não apenas entre nações, mas partindo de cada indivíduo – um a um – imbuído da firme decisão de erradicar o mal a partir da raiz, refutando-o e disseminando sua proposição de reproduzir apenas o bem.


Dois desafios


O presidente da SGI trata ainda, em seu texto, sobre o que ele considera dois maiores desafios que o mundo enfrenta:


1. proibir e abolir as armas nucleares e
2. respeitar a cultura dos direitos humanos.


Sobre o primeiro, ele enfatiza sobre a crueldade e a desumanidade deste tipo de armamento citando as tragédias ocorridas no Japão e que puseram fim à Segunda Guerra Mundial:


“Os sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki continuam a dar voz aos que clamam para que nenhum país seja vítima de ataque nuclear e que nenhum país se envolva numa agressão.”


Sobre o segundo ponto, Ikeda relembra que já se passaram 65 anos desde a Declaração Universal dos Direitos Humanos. E alerta que muito pouco se avançou no sentido de torná-la realmente universal.


“O conceito de cultura e dos direitos humanos tem como objetivo a promoção de um ethos social, pelo qual as pessoas valorizem a dignidade humana. É uma forma de incentivar cada indivíduo a agir conscientemente para reforçar os seus direitos. (...) Para a criação de uma sociedade que respeite a vida, o sentimento do valor insubstituível de cada indivíduo deve desabrochar no coração de todos e, ao mesmo tempo, ser o fundamento dos laços humanos eu sustentam a sociedade. (..)
"Uma sociedade que não dá esperanças aos jovens não pode alcançar a sustentabilidade nem sequer construir uma cultura de direitos humanos. O esforço para garantir um nível de proteção social deve ter em mente esta verdade."


Ele encerra sua 30ª proposta de paz enfatizando que é urgente que se repensem os aspectos por ele apontados ao longo do texto e conclama a todos para a promoção de ações que construam uma sociedade mundial de paz e coexistência. E a chave para a concretização destes objetivos reside na solidariedade entre os cidadãos comuns.

Voltar para o topo

Outras notícias

June de 2024

March de 2024

January de 2024

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI