10 de December de 2013

Prezar cada ser humano!

Associados da SGI: tesouros da humanidade

“O mais precioso tesouro, que supera até o mais puro diamante, é a força e a lealdade do povo”, Nelson Mandela (1918~2013), ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz


A criança brinca e brincando se prepara para se tornar um adulto capaz e feliz. O ancião por sua vez, encara a vida e a morte com tranqüilidade enquanto se engaja com vigor e disposição para sua última e derradeira jornada. A jovem canta enlevada pela luz da manhã, novas quimeras a aguardam e ela sonha com sua vida de grandes realizações. Cenas de vidas que se devotam a buscar um sentido maior que a simples existência. Cada vida humana é preciosa e única. Não importa a origem, a cultura, a cor ou a crença. Diversas, mas unas, pois somos todos membros de uma única família humana! E, na Soka Gakkai, uma nova era se inicia. Todos os 192 países e territórios que compõem a Soka Gakkai estão engajados em um único propósito: prezar cada ser humano, sem distinção de gênero, etnia ou cultura. “Qual é então, o tesouro mais precioso da Soka Gakkai? São seus membros, os nossos companheiros que atuam com sinceridade e lealdade”, disse o presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), dr. Daisaku Ikeda.


“Sendo pessoa comum e cidadão global, tenho devotado minha vida a vencer cada uma das barreiras que se possa imaginar para construir pontes de amizade no mundo inteiro”, enfatiza com veemência. Tal sentimento se dissemina e transpõe até mesmo limites de prisões.


Foi dessa forma que Nelson Mandela, o grande líder sulafricano recém falecido, travou contato com as ideias e os ideais do presidente Ikeda. Por meio de extratos publicados na revista sul-africana Hit, Mandela pode ler Crianças de Vidro e outros ensaios e ficou profundamente tocado. Após a libertação, em fevereiro de 1990, contatou o presidente da SGI para solicitar um encontro. Não apenas uma mas duas vezes, em outubro de 1990 e em julho de 1995.


Para o dr. Ikeda, “os nobres indivíduos não são criados pela posição social nem por títulos de luxo. Nobres são aqueles que, pelo bem das pessoas e dos jovens e pela igualdade de todos, lutam contra o abuso de autoridade. Que prezam cada pessoa, cada ser humano. Mandela foi uma pessoa assim”.


Mandela, por sua vez, afirmou: “o solo do meu país é privilegiado pela riqueza de recursos minerais e pedras preciosas. Porém, mesmo o mais raro diamante de alto quilate não supera a sinceridade e a força das pessoas”. Ele se dizia um otimista em sua essência. Ressaltou que “um dos aspectos de ser um otimista é continuar avançando, sempre voltando seus olhos para o sol”. Mesmo no rigor do cárcere, manteve o otimismo e usou como bússola o poema Invictus, de autoria do poeta inglês, William Ernest Henley:


Dentro da noite que me rodeia
Negra como um poço de lado-a-lado
Eu agradeço aos deuses que existem
Por minha alma indomável
Nas garras cruéis da circunstância
Eu não tremo ou me desespero
Sob os duros golpes da sorte
Minha cabeça sangra,
Mas não se curva.
Além deste lugar de raiva e choro
Para somente o horror da sombra
E, ainda assim a ameaça do tempo
Vai me encontrar e me achar, destemido
Não importa se o portão é estreito,
Não importa o tamanho do castigo.
Eu sou o dono do meu destino.
Eu sou o capitão da minha alma!


O dr. Daisaku Ikeda, ao encontrar-se pessoalmente pela primeira vez com o líder sulafricano pensou em seu coração: “Olhem para este homem! Olhem para este ser humano invencível que renunciou a todo o conforto e tranquilidade para travar uma luta de dez mil dias na prisão, em prol do povo!”.


Ao final do encontro, Mandela ressaltou: ‘Nossa grandiosa colheita de hoje são as palavras de sabedoria que o senhor nos transmitiu. Estamos deixando este local como indivíduos melhores do que quando chegamos. Nunca me esquecerei do senhor”. Ele jamais proferia uma única palavra em vão. Prova disso é que tempos depois, a Universidade do Norte na África do Sul, conferiu o título de doutor honorário, por recomendação de Nelson Mandela que atuava como chanceler da instituição, na época.


Finalmente, em sua mensagem de congratulações pela inauguração da nova Sede Central da Soka Gakkai em Tóquio, o dr. Ikeda enfatizou com veemência o imbatível espírito Soka:
“Por meio da união de diferentes corpos e um só coração e compartilhando os sofrimentos e as alegrias, vamos adornar juntos a jornada da vida de grande vitória e plena realização de forma radiante, alegre e harmoniosa!


A partir de agora também, vestindo a armadura da perseverança e fazendo ecoar as vozes da coragem, vamos ampliar as terras da felicidade (..) neste mundo estreitando com sabedoria os laços do coração da humanidade!”


 

Voltar para o topo

Outras notícias

June de 2024

March de 2024

January de 2024

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI