20 de January de 2014

Qual o sentido de um novo ano?

Raios de sol prenunciam o ano novo!

“Neste momento, uma esplêndida multidão de jovens cidadãos globais de ardente coragem (..) desponta para desempenhar vigorosamente o seu bailar pela construção da paz e da coexistência harmoniosa (..)”. (Frag. da Mensagem de Ano Novo do presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda)


Para muitos não passa de uma data como outra qualquer, ou ainda, um período igual aos outros. Para milhões, no entanto, o ano novo é um renovar de energias, esperanças, sonhos e desejos rumo a novos objetivos. São poucos – infelizmente – que chegam ao final de um ano com a lista de objetivos concretizados. São promessas não cumpridas, sonhos não realizados, mudanças que não ocorreram. Para os 12 milhões de associados da Soka Gakkai Internacional – SGI – de todo o planeta, o ano novo traz consigo os ares de uma nova era, em que não há tempo ou disposição para lamentar ou se arrepender, tem somente um sentido: o de promover a paz por meio de sua mudança interior.


O professor doutor da ECA/USP , Edvaldo Pereira Lima, inicia assim a apresentação de seu livro Escrita Total: “Estenda a mão, espiche o olho, estique o ouvido. Dessa forma poderá tocar, ver, ouvir o oceano de transformações que está acontecendo à nossa volta, em nosso interior, no planeta, no Universo”. Pesquisador incansável da potencialidade humana para a criatividade, inovação e transformação, Edvaldo ressalta ainda que “as circunstâncias prementes pedem um salto de consciência, um refinamento de qualidade na nossa capacidade de agir”. Ou seja: ao nos aventurarmos no desafio de buscar o novo e o inovador, ressignificamos tudo o que nos cerca, abrimos nosso “olho” interior e passamos a ver além do que mera visão nos fornece.


Se uma única pessoa pode fazer uma imensa diferença neste mundo, que dirá 12 milhões empenhados a fazer a diferença? Pois o ano novo para a SGI é uma oportunidade para o HUMANISMO se reabastecer de energia positiva capaz de transformar o mundo.


O presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda enfatiza em sua mensagem de ano novo que:


“nós, definitivamente, não nascemos para sofrer e nos tornarmos infelizes. Nascemos para sentir a verdadeira alegria e conquistar a felicidade, sem jamais nos permitirmos ser derrotados por quaisquer infortúnios — é essa a mensagem essencial do Sutra do Lótus .


O dr. Ikeda enfatiza que todas as pessoas – em qualquer país ou em qualquer época por mais desafortunada que seja – tem a oportunidade de “entoar a altiva canção do triunfo da vida de absoluta felicidade no exato local em que se encontra agora e sentir que o simples fato de viver já é a maior alegria. O grande movimento pela paz perene no planeta não é um movimento de coletivos ensandecidos a tocar tambores em ruas e praças. Ao contrário, baseia-se no incentivo mútuo constante, no diálogo de vida-a-vida, na alegria genuína e pura dos que se regozijam com as conquistas e o bem estar do outro; que entende que os dramas da vida são apenas etapas e que a verdadeira felicidade só pode ser forjada no calor das lutas cotidianas contra suas próprias inconsistências.


Este é, portanto, o sentido do ano novo para o HUMANISTA da SGI. Uma oportunidade para rever suas lutas, refletir sobre as estratégias, rever suas posições e reenergizar-se para uma nova e revigorante etapa, rumo à sua transformação interior!

Voltar para o topo

Outras notícias

June de 2024

March de 2024

January de 2024

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI