28 de October de 2013

Seminário de Comunicação para a Paz

Professor da Universidade de São Paulo foi o palestrante convidado

Roda de conversa com os palestrantes

A jornalista Elizangela Marques

Márcia Nicolau apresentou seu blog Impressões Humanas

Monique Volter: protagonismo e empoderamento de jovens

O que é a comunicação para a paz? De que forma os comunicadores podem contribuir efetivamente para a construção de uma verdadeira e perene cultura de paz? Quais são os processos envolvidos nessa construção? Essas e outras perguntas foram amplamente abordadas e respondidas pelo professor doutor da Escola de Comunicações e Artes da USP, Edvaldo Pereira Lima em sua palestra no 1º Seminário de Comunicação para a Paz, promovido pelo Departamento de Comunicação (Decom) da BSGI, no último dia 13 de outubro. O tema do encontro foi A importância da comunicação não-violenta na construção de um mundo mais humano.


O evento reuniu associados, convidados, comunicadores e estudantes da área interessados em conhecer mais sobre o tema, bem como as iniciativas práticas de pessoas que estão realizando grandes ações e promovendo pragmaticamente a comunicação não-violenta.


Cerca de 450 pessoas assistiram ao seminário que contou ainda com a participação dos grupos: Banda do Departamento dos Artistas da BSGI, coral infantil Esperança do Mundo e do grupo de jovens instrumentistas do Núcleo de Desenvolvimento para a Orquestra, ligado à OFBHI – Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda.


Três apresentações de ações concretas realizadas por associadas da BSGI abriram o seminário. A jornalista Elizangela Marques apresentou a comunicação para a paz promovida pela BSGI. Sua monografia de pós-graduação recebeu nota máxima devido o excelente conteúdo apresentado. Já a jornalista Márcia Nicolau apresentou o blog de sua autoria Impressões Humanas (http://www.impressoeshumanas.com.br/), cujo objetivo é dar cor e forma a vidas de personagens grandiosos, embora anônimos. E, finalmente, do Rio de Janeiro, a produtora cultural Monique Volter apresentou suas ações realizadas como gerente de projetos no Observatório de Favelas. A missão da ONG é produzir conhecimento e proposições políticas sobre as favelas com o objetivo de empoderar seus habitantes para que sejam protagonistas de suas vidas. “Na prática, buscamos dar uma ressignificação às favelas, inseri-las na cidade, como espaços urbanos com uma cultura e uma estruturação próprias e valorosas”, explicou Monique.


“Seja o comunicador que vai mostrar a realidade humana da favela de uma maneira nobre; que vai trazer dignidade ao ser humano por contar a história dele de uma maneira humana; aquele que não vai ficar limitado às bobagens das celebridades, aos comportamentos estranhos, excêntricos; mas vai tocar na manifestação dos valores humanos mais amorosos no dia a dia. Que enxerga a pessoa anônima, o ato compassivo, o gesto nobre...”, reafirmou o professor da USP em sua palestra sobre o papel do comunicador da paz, complementando as falas anteriores.


Edvaldo elencou uma série de tarefas do educador, contou histórias, exemplificou e dignificou a plateia com sua oratória ímpar (íntegra da palestra em http://www.bsgi.org.br/noticia/144/).


Segundo ele, o comunicador tem a função de contar histórias de vida engrandecedoras para quebrar a estranheza do público para tudo que é novo e diferente. Ao fazer isso, este profissional está contribuindo para que a humanidade tenha uma observação mais acurada da realidade da vida, oferecendo o que ele chamou de “gotinhas de inspiração”, para o direcionamento do olhar, para aquilo que nós todos desejam e precisam: reencontrar o divino em tudo e em cada um de nós. O que ele chama de divino, nós chamamos de Estado de Buda. Seguiu-se uma roda de conversa mediada pela coordenadora do Decom, Vera Golik


Ao final do evento, o vice-presidente da BSGI, Antônio Nakamura, agradeceu as palavras do professor e ressaltou que todos são comunicadores, à medida que comunicam-se uns com os outros. E que, a partir desse evento, cada um deve manter o espírito de desfrutar a felicidade pelo autoconhecimento, mantendo firme a missão de produzir uma comunicação que traga o bem à humanidade e ao planeta.

Voltar para o topo

Outras notícias

June de 2024

March de 2024

January de 2024

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI