10 de June de 2012

SGI na Rio+20

Exposição, documentário e mesa de discussões são as ações programadas que apoiam o evento que discutirá o futuro do planeta

Em apoio à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável – Rio+20 – que se realiza neste mês de junho na cidade do Rio de Janeiro, a Soka Gakkai Internacional (SGI) exibirá a mostra Sementes da Esperança – Visões de sustentabilidade, passos para a mudança e uma mesa de discussões sob o tema Aprendizado para o Empoderamento. Durante a abertura oficial da exposição será apresentado também o filme especialmente produzido para a ocasião: Cultivando Sementes de Esperança na Amazônia, cujo enfoque são as ações de educação ambiental promovidas pelo Centro de Projetos e Estudos Ambientais da Amazônia – CEPEAM, mantido pela BSGI. A mostra é uma fruto de uma parceria com a Iniciativa Carta da Terra Internacional (earth Charter International). Além destas ações, o presidente da SGI, o filósofo e humanista Daisaku Ikeda, redigiu e enviou ao Rio+20 uma proposta onde expõe ideias relacionadas à Rio+20 intitulada: Por uma sociedade global sustentável: Aprendendo sobre empoderamento e liderança.


Esperança na Rio+20


Qual futuro almejamos? Como superar os conflitos e construir uma civilização calcada no respeito, na confiança e na dignidade humana? A exposição “Sementes da Esperança – Visões de sustentabilidade, passos para a mudança” – retrata o futuro que desejamos, mostra as perspectivas de sustentabilidade possíveis e aponta os passos para a mudança. Como parte das ações SGI dentro Rio+20 a mostra estará aberta à visitação de 16 de junho a 15 de julho, no Planetário do Rio de Janeiro, com entrada franca. A principal mensagem de “Sementes da Esperança” é a conscientização sobre a importância de se repensar a relação entre os seres humanos para superar os conflitos decorrentes da discriminação – intolerância étnico-religiosa, social, política e econômica. E, em especial, conscientizar os membros da família humana de que todos vivemos no mesmo planeta, e que a harmonia entre homem e meio ambiente é crucial para a plenitude global. Só assim será possível obter um real desenvolvimento sustentável.


Esperança na Amazônia


“Não dá mais para fazer qualquer projeto em educação que não leve em conta essa busca por uma sintonia entre o homem e a natureza”, pontua o secretário de Educação do Estado do Amazonas, Gedeão Amorim, em seu depoimento para o filme documentário “Cultivando Sementes de Esperança na Amazônia”, uma realização da Soka Gakkai Internacional – SGI, especialmente para sua participação na Rio+20. . O filme será lançado oficialmente em 15 de junho, na abertura da mostra, mas já está disponível no site da SGI: http://www.sgi.org/resource-center/video-and-audio/educational-tools/nurturing-seeds-of-hope.html.


.


A temática do filme são as ações em educação ambiental promovidas pelo CEPEAM, mantido pela BSGI – representante brasileira da Soka Gakkai Internacional – fundado em 1993 pelo filósofo e humanista, dr. Daisaku Ikeda.


Esperança na Educação


No dia 20 de junho, às 19h, na sala T-10 do RioCentro, a SGI promoverá uma mesa de discussões sobre Aprendizado para o Empoderamento. Trata-se de um encontro de experiências sobre Educação relacionada com os conceitos de: sustentabilidade, paz&desarmamento e direitos humanos.


Esperança em proposta


“É inaceitável que a busca pela sustentabilidade seja considerada simplesmente uma questão de ajuste de políticas visando encontrar um melhor equilíbrio entre os imperativos econômicos e ecológicos”, declara Daisaku Ikeda em sua proposta redigida especialmente para a Rio+20, Por uma sociedade global sustentável: Aprendendo sobre empoderamento e liderança. Ele enfatiza que o conceito de sustentabilidade deva ser compreendida como um desafio e um compromisso que deve receber a máxima atenção e dedicação de todos – governantes, ativistas, população em geral. E conclama os dignatários que estarão presentes à Rio+20 que construam uma sociedade que conceda “a mais alta prioridade à dignidade da vida".


Ele foi defensor incansável da criação da Década de Educação para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas – que se encerra em 2014 – ele agora alerta para a inadiável construção de uma estrutura que venha substitui-la: um programa educacional cujo objetivo é a criação de uma sociedade global sustentável com início em 2015. Tal programa, além de concentrar as ações nos agentes promotores das mudanças positivas, deverá possuir real poder de decisão e, além disso, liderança, sendo seu objetivo a geração de uma verdadeira transformação social. Pois, segundo o líder da SGI, o único meio realmente eficaz de superar todos os impasses que afligem a humanidade é por meio de uma educação voltada aos princípios de sustentabilidade. A íntegra da proposta pode ser obtida no link: http://www.sgi.org/assets/pdf/environmentproposal2012.pdf.


Serviço:


Exposição: Sementes da Esperança - Visões de sustentabilidade, passos para a mudança.


Local: Fundação Planetário (Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea – Rio de Janeiro-RJ) De 16 de junho a 15 de julho de 2012 Horário: Seg. a sex., das 10h às 17h; sáb. e dom, das 14h às 18h


Mesa de discussões: Aprendizado para o Empoderamento Local: Sala T-10, RioCentro dia 20 de junho, às 19h


AMBOS OS EVENTOS TÊM ENTRADA FRANCA


Contato: Wallace Moura – wallace@bsgi.org.br – Fone: (21) 7762-2338 e (21) 9732-3304

Voltar para o topo

Outras notícias

June de 2024

March de 2024

January de 2024

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI