11 de March de 2013

Sons do humanismo ecoam há 20 anos

A OFBHI completa duas décadas de atividades

OFBHI: 20 anos de história gloriosa

Há vinte anos um grupo de sete jovens músicos associados da BSGI teve um sonho coletivo: formar uma orquestra que expressasse por meio da música, os ideais humanísticos da Cultura Soka. Os acordes deste sonho ecoaram alto e hoje o sonho é uma realidade, composta por cerca de 500 membros. A Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda – OFBHI – completou sua segunda década de vida com um grande evento, nos dias 2 e 3 de março últimos, no auditório do Centro Cultural Campestre da BSGI.
O grupo foi formado em 1993, quando da quarta visita do presidente da SGI, Daisaku Ikeda, ao Brasil. O sincero desejo de fomentar o humanismo por meio da música de seus instrumentos, promoveu uma história de sucesso sem precedentes no Brasil. E uma das poucas no mundo. De um grupo de sete rapazes a uma orquestra completa com 90 instrumentos, mais quatro outros Núcleos para o Desenvolvimento da Orquestra, a OFBHI contabiliza 3 CDs gravados, um DVD, 3 turnês internacionais e um sem número de concertos realizados em todo o Brasil.
Ao longo do sábado, os 114 participantes realizaram de atividades de aprimoramento e estudo. Relembraram o pioneirismo dos primeiros integrantes e reafirmaram a decisão de manterem-se fiéis ao espírito da fundação. A atual formação da Orquestra conta com um veterano fundador: o trompetista Newton de Melo, hoje com 51 anos. Presentes neste dia: Cláudio Marttuci, vice-presidente da BSGI, Antônio Júnior, coordenador do Núcleo de Jovens e o pianista e compositor Amaral Vieira, consultor técnico e artístico da OFBHI desde a sua fundação. “Existem milhares de músicos talentosos e renomados além de orquestras e grupos musicais esplendidos. No entanto, nós somos a única orquestra que possui um líder [Daisaku Ikeda] que nos dá um claro direcionamento e por isso somos uma orquestra humanística”, enfatizou o consultor técnico da Orquestra, Amaral Vieira.
No domingo, aos 114 integrantes da OFBHI presentes desde o sábado, representantes de outros grupos da BSGI juntaram-se àqueles e promoveram de um encontro marcante. “Há vinte anos, aqui neste Auditório do Centro Cultural Campestre, firmamos um compromisso”, enfatizou o coordenador da OFBHI, Alessandro Ariga. Segundo ele, “o momento nos convida a darmos uma grande partida rumo ao centenário da Soka Gakkai em 2030 e aos próximos, 20, 30, 50 anos de nossa amada OFBHI. E o ponto fundamental para o sucesso desse objetivo é ampliarmos e aprofundarmos a consciência do propósito e oportunidade de fazermos parte deste empreendimento”.
Um vídeo histórico mostrou a trajetória do grupo e enfatizou ainda mais o valor da conquista obtida até agora. Foram entregues homenagens aos veteranos, sem os quais estes 20 anos não teriam acontecido. Relatos das experiências de vida de integrantes consolidaram a importância da ocasião e, ao final, houve um mini concerto e o tradicional bolo com o “Parabéns a Você”.

Voltar para o topo

Outras notícias

June de 2024

March de 2024

January de 2024

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI