30 de September de 2011

Universidade aberta UMAPAZ homenageia Daisaku Ikeda

A cerimônia contou com a presença ilustre da diretora da instituição, Rose Marie Inojosa

Uma vida dedicada à promoção da construção de uma cultura de paz e humanismo. Esse foi o motivo para que a UMAPAZ – Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz – homenageasse o filósofo e ativista da paz, Daisaku Ikeda, com a colocação de sua foto na Galeria de Vidas Inspiradoras, onde figuram personalidades reconhecidas mundialmente como lideranças voltadas à cultura de paz e preservação do meio ambiente. No último dia 30 de setembro, a entidade ligada à Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo, realizou cerimônia para marcar a honraria. Presentes ao evento, o presidente da BSGI, Júlio Kosaka e a diretora da UMAPAZ, Rose Marie Inojosa, além de 150 condidados.


Para a ocasião, o homenageado enviou carta de agradecimento à instituição que foi publicada no blog da UMAPAZ (http://blogumapaz.blogspot.com/2011/10/carta-recebida-do-dr-daisaku-ikeda.html), onde ele compartilha com todos os associados da BSGI pela “contribuição à paz da humanidade e seu brilhantismo como modelos de cidadãos do mundo”, segundo suas próprias palavras. Ainda no mesmo texto, ele louva a iniciativa como sendo uma “ação vanguardista em direção a uma sociedade sustentável”. Mais abaixo, a íntegra desta mensagem.


Sobre a UMAPAZ


A UMAPAZ foi constituída para ser uma instituição cujo propósito é a sensibilizar e contribuir para a formação de pessoas capazes de viver de forma sustentável, de promover na sua comunidade, modos de convivência socioambiental sustentáveis. Oferece cursos e atividades de educação ambiental e para a convivência, tendo como princípios o respeito à comunidade da vida, a biodiversidade e a diversidade humana, a transdisciplinaridade e a cultura de paz, acolhendo a Carta da Terra como documento-base.


A UMAPAZ foi instituída em janeiro de 2006. Em janeiro de 2009, como Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, passou a coordenar a Escola de Jardinagem, a Divisão de Astronomia e Astrofísica (que administra os Planetários e a Escola Municipal de Astronomia e Astrofísica) e a Divisão de Difusão e Projetos, além da Divisão de Formação.

Carta enviada por Daisaku Ikeda, por ocasião da colocação de seu retrato na Galeria de Vidas Inspiradoras


“Excelentíssimo Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge Alves Sobrinho: ilustríssima Diretora da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, Rose Marie Inojosa; digníssimas autoridades; senhoras e senhores,


Neste momento em que estou sendo agraciado com a suprema honra de ter meu retrato incluído no Mural da UMAPAZ, localizada no município de São Paulo – a terra dos sonhos da democracia étnica –, não encontro palavras à altura para expressar os meus mais sinceros agradecimentos diante de tão elevada consideração. Muito, muito obrigado.


Vossa cidade vem registrando uma resplandecente história como um dos mais importantes centros econômicos de toda a América do Sul e também do mundo. Eu tive a oportunidade de visitá-la por quatro vezes e sou também um desses que tem gravado na vida o esplendor da energia e da harmonia do seu povo que pulsa forte nessa capital do tesouro da humanidade. Em especial, em fevereiro de 1984, estive em companhia de cerca de 40 mil amados companheiros da BSGI durante dois dias para a realização de um grandioso festival cultural no Ginásio do Ibirapuera, localizado nas cercanias da UMAPAZ.


Por esse motivo, quero compartilhar essa honraria de incomparável nobreza e significado com a qual estou sendo distinguido hoje com os meus estimados companheiros do Brasil, que contribuem para a paz da humanidade brilhando como modelos de cidadãos do mundo.


Qual é a chave essencial para a construção da paz e da coexistência pacífica no mundo?


Uma delas, sem dúvida, deve ser o movimento do despertar a partir dos cidadãos do povo com base numa firma filosofia humanista. Particularmente, no tocante à busca de soluções para as questões ambientais, que podemos dizer que é um grande tema em comum da sociedade atual, é sobremaneira importante à educação com sua abordagem gradativa.


A vossa cidade de São Paulo, uma das metrópoles mais proeminentes do mundo, estabeleceu a inovadora UMAPAZ – Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz – ação vanguardista em direção a uma sociedade sustentável. Quero bradar que iniciativas sublimes como essa são empreendimentos magníficos que o mundo inteiro deve aplaudir e tomar como exemplo.


O Brasil é a nação chave que construirá o “Século do Meio Ambiente”, o “Século da Convivência” e o “Século da Paz”. Acreditando firmemente nisso, criei, no início da década de 1990, o Centro de Projetos e Estudos Ambientais do Amazonas em Manaus, localizada na região central da Amazônia, e vem contribuindo ao longo desses mais de vinte anos para a educação ambiental e pelo reflorestamento.


De toda a forma, não me contenho no desejo de que esse tesouro da cultura que reluz em São Paulo denominado UMAPAZ seja amplamente difundido e divulgado para o Oriente e ainda para todos os povos do mundo.


Paralelamente a isso, aproveito este ensejo para expressar meus mais sinceros agradecimentos e respeito às autoridades da cidade de São Paulo, que vêm estreitando forte e profundamente os elos do coração com o Japão, localizados do outro lado do planeta em relação ao vosso país e, ainda, a todos os cidadãos desse município, que fomentam esse intercâmbio de amizade.


Em meio ao diálogo com o herói mundial dos direitos humanos e ex-presidente, Nelson Mandela, que também tem seu retrato em destaque no vosso Mural, houve um ponto de grande congruência. É a crença de que: “A diversidade é uma força. O trabalho em equipe de várias pessoas faz nascer a criatividade, e da união delas surge uma sabedoria flexível. E é o movimento criativo, embasado na soma das mais variadas personalidades que abarcará o coração da maioria do povo e se expandirá como uma grande onda.”


Nesse momento, por grande felicidade, o vosso país, nação rica em diversidade, desponta intrépido na liderança da paz e prosperidade do mundo. E a partir de São Paulo, que traciona fortemente essa nação, inúmeras ondas de “diversidade e criatividade” estão se expandindo e começando a envolver todo o planeta do século XXI. Certamente, não sou o único a vislumbrar nisso uma forte luz de esperança pela construção de uma sociedade mundial de sustentabilidade e de proteção ambiental, um dos mais importantes temas da atualidade.


Relembrando o espírito dessas personalidades históricas eternizadas nesse Mural, eu também estou decidido a me empenhar a partir da agora para abrir ainda mais os caminhos da paz e da construção em que o coração dos jovens de todo o mundo, a começar dos de vosso país e do Japão, se entrelacem cada vez mais. Nesta era atual imersa na escuridão do caos, é minha inabalável convicção de que, a partir de São Paulo, modelo de congraçamento da humanidade, desponte o glorioso alvorecer da esperança da “Cultura de Paz” que iluminará os próximos cem, duzentos anos.
Concluindo a presente mensagem, dedico as palavras do grande escritor brasileiro, Guimarães Rosa, que aprecio profundamente, como expressão da minha máxima gratidão e decisão:


“Mire, veja: o mais importante e bonito do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foi terminado – mas que elas vão sempre mudando.”


Junto com a cidade de São Paulo, “capital da beleza” de um povo que não para de progredir vigorosamente, registro aqui meu sério compromisso de dedicar todos os meus esforços pela construção de uma nova era da paz reunindo a sabedoria e vitalidade do povo.


Orando do fundo do coração pela saúde e disposição cada vez maiores do estimado secretário Eduardo Jorge Alves Sobrinho e das demais autoridades, encerro minhas palavras com votos de eterno desenvolvimento e progresso de São Paulo.


Muito obrigado!

Tóquio, 30 de setembro de 2011.

Voltar para o topo

Outras notícias

June de 2024

March de 2024

January de 2024

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI