16 de December de 2022

2023 é o Ano dos Jovens e do Triunfo

cSem luta não há verdadeiro triunfo; portanto, o nosso principal auxiliar são as adversidades. (Plutarco )

Da esq. p/ dir.: Renan Ferreira Albuquerque, Tainá Machado Martins e Larissa Cristina dos Santos

Todos os anos a SGI institui um tema que norteia as ações do ano vindouro. Há sempre uma razão e uma motivação para tal feito. Neste dezembro de 2022, foi perguntado a três jovens o que o tema representa para eles. As respostas seguem abaixo:


******


Para a carioca de 27 anos, gestora de Recursos Humanos, Larissa Cristina dos Santos, “o jovem da Soka Gakkai é aquele que se coloca em posição de enfrentamento dos desafios”. Ela acredita que este jovem de ESPERANÇA representa uma injeção de ânimo dentro das organizações de base da BSGI. “Toda organização que possui um jovem atuante, é ativa e dinâmica”, completa.


Quanto ao TRIUNFO, esclarece que para ela triunfar é ultrapassar todas as barreiras. Vencer os desafios e obstáculos com aquele sentimento de "eu fiz o meu melhor e venci". Afirmou que “um jovem que busca vencer os desafios impostos a ele, diariamente com o espírito glorioso e sincero, se torna um jovem triunfante”.


“A denominação de Ano dos Jovens e do Triunfo me vem o sentimento de que não há mais para onde correr: preciso vencer sem falta. Não tem escolha, é vencer ou vencer”, enfatizou. Disse ainda que ao final de 2023 pretende ter ultrapassado todas barreiras da inércia, do comodismo e da procrastinação, pois tem como objetivo conseguir melhorar psicológica e fisicamente em todos os aspectos, se desafiar nos estudos e vencer no âmbito familiar. “É o ano de triunfar!”, encerrou Larissa.


******


Renan Ferreira Albuquerque tem 26 anos, reside em Mogi das Cruzes-SP e é estudante de Engenharia Civil. Ele inicia com os versos de uma canção clássica do seriado Chaves:


"Se você é jovem ainda / amanhã velho será, / a menos que o coração sustente / a Juventude que nunca morrerá."


Ele parte desses versos para afirmar que o jovem da BSGI é aquele que nutre em seu coração o sentimento de esperança e a convicção de que, por meio de sua luta, o amanhã será, infalivelmente, melhor que hoje. Esse jovem representa a força fundamental que faz a engrenagem do movimento pela paz no mundo girar”, explicou.


Renan ressalta que “triunfar é mais do que uma simples vitória. É você conquistar/avançar de forma tão firme que esse passo ficará marcado para o resto da sua vida”.


E completa que para ser esse jovem triunfante, o primeiro ponto é ter claro seus objetivos e avançar de forma consistente e ininterrupta, sem perder o sentimento e a energia que você tinha quando deu o primeiro passo.


Quanto à expectativa para 2023, Renan acredita que será “o melhor ano da minha vida, até chegar 2024”, respondeu entre risos. Pretende conquistar um grande desenvolvimento e conseguir, por meio de seu exemplo de vida, impactar e cativar mais pessoas para o movimento humanista da Soka Gakkai que avançarão conjuntamente.


Não tem ideia de onde estará ao final do ano de 2023, mas pensa que o mais importante “não é onde e sim com quem. Espero chegar ao final do ano com meus bons amigos ao meu lado, avançando junto comigo”.


******


A advogada paulistana de 27 anos, Tainá Machado Martins acredita que o jovem da Soka Gakkai é aquela pessoa cheia de esperança, entusiasmo e vitalidade. É um ser questionador, que busca o “por quê” de cada situação. É um jovem diverso, cheio de cores, opiniões, sonhos, que não se preocupada apenas consigo mesmo, com toda a sociedade, e acima de tudo, é o jovem que por meio da prática budista busca realizar a sua revolução humana, protegendo cada pessoa, estabelecendo relações profundas e verdadeiras, com o objetivo de ter uma vida verdadeiramente feliz.


“Triunfar significa jamais desistir, jamais desanimar, jamais criar dúvidas no coração. Quem possui essa postura e determinação, alcança a vitória no final, triunfa sobre toda e qualquer adversidade que apareça no decorrer da vida”, destacou a advogada. Ela ainda complementa, que para ser um jovem triunfante é preciso possuir um espírito invencível, negar a possibilidade de derrota, negar a possibilidade de desistência e utilizar todas as dificuldades como trampolim para a vitória.


Tainá reforça que 2023, com certeza será um ano de grandes desafios, e de muitas oportunidades também. “O meu maior desejo é que possamos abarcar ainda mais jovens, que possam fortalecer a Juventude Soka do Brasil. Na minha localidade desejo estar ainda mais próxima de todos os jovens, poder rir, chorar, incentivar e evoluir ao lado de cada um”, determinou.


E, ao final de 2023, a jovem advogada pretende bradar que foi vitoriosa e que se desafiou na vida diária: nos estudos, na prática budista, no trabalho e na família. “Vamos, neste Ano dos Jovens e do Triunfo, juntos e unidos rumo à 2030 com muita garra e desejo de vencer!”, concluiu Tainá.


 


 


 

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI