10 de November de 2016

Oração e devoção

Uma breve explanação sobre um dos conceitos mais fundamentais da prática budista

A flor de lótus: simbolo do budismo

O Budismo de Nichiren Daishonin é revolucionário, pois coloca nas mãos de cada pessoa a chave para manifestar o Estado de Buda na presente existência e em sua forma atual. Bem diferente de praticamente todas as outras correntes religiosas que creem em uma vida melhor e mais feliz somente em outro plano de existência. Mas alerta: embora possível não é fácil. Superar a sua própria descrença em si e passar a entender, em toda sua plenitude, a beleza do potencial que cada vida humana carrega é a parte mais difícil do processo.


Nichiren Daishonin, em pleno século 13, deixou escritos impressionantemente atuais. Suas palavras – cada uma delas – parecem ter sido redigidas há pouco tempo. No âmago destes ensinamentos encontramos o Nam-myoho-renge-kyo, que é a essência do Sutra de Lótus, o mais elevado ensino de Shakyamuni, o fundador do budismo. Por meio da prática budista, que consiste em recitar o Nam-Myoho-Renge-Kyo diariamente, é possível as pessoas ativarem uma suprema energia dentro de suas vidas, capaz de transformar todo o seu mundo e o seu entorno e, dessa forma, experimentar uma vigorosa e impressionante transformação.


Shakyamuni, o fundador do budismo, viveu há 2.500 anos na Índia. Ele primeiro despertou para essa Lei a partir de um anseio compassivo de encontrar os meios para permitir a todos libertarem-se dos sofrimentos inevitáveis da vida. É por isso que ele é conhecido como Buda, ou "Desperto". A partir desse despertar, compreendeu a capacidade de transformar o sofrimento inato à sua própria vida, de forma a erradicá-lo e, além disso, reverberar essa transformação em todo o ambiente que o cerca.


Vários séculos após o falecimento de Shakyamuni, em meio à turbulência do século 13 no Japão, Nichiren iniciou sua jornada com o objetivo de recuperar a essência do budismo. Ele desejava encontrar um alento, uma fé que pudesse por fim ao sofrimento do povo. Nam-myoho-renge-kyo é, portanto, um voto, uma expressão de determinação. É abraçar e manifestar a nossa natureza de Buda. É um juramento a si mesmo de nunca ceder às dificuldades e suplantar todo sofrimento. Ao mesmo tempo, é um voto de devoção para disseminar essa verdade com a finalidade de revelar a outros sobre essa lei e, assim, possibilitar a todos o poder de manifestar em suas vidas o potencial de buda.


 


Um profundo significado


Os caracteres chineses individuais que compõem Myoho-renge-kyo expressam as principais características desta lei. Nam é uma corruptela de Namu, quesignifica devotar-se. Myo pode ser traduzido como místico ou maravilhoso, e ho significa lei. Esta lei é chamada mística porque é difícil de compreender. O que exatamente é difícil de compreender? É a maravilha que faz com que pessoas comuns, vítimas costumazes da ilusão e do sofrimento, despertem para o potencial fundamental de suas vidas, fazendo emergir de dentro de si a sabedoria e a compaixão para perceber que eles são inerentemente Budas, capazes de resolver seus próprios problemas e os dos demais.


Renge significa flor de lótus, é uma metáfora que engloba outro dado importante sobre as qualidades desta Lei Mística. A flor de lótus é pura e perfumada, imaculada pela água barrenta em que ela nasce. Da mesma forma, a beleza e a dignidade da nossa a humanidade é trazida em meio aos sofrimentos da realidade diária. Além disso, diferente de outras plantas, o lótus consegue fazer surgir fruta e flor ao mesmo tempo. Na maioria das plantas, a fruta se desenvolve somente após a flor. Isso ilustra o princípio da simultaneidade de causa e efeito: neste budismo, não é preciso esperar se tornar alguém perfeito em uma existência futura, é possível levar adiante o poder da Lei Mística de dentro nossas vidas no presente momento.


Kyo significa literalmente sutra e aqui indica a Lei Mística comparada a uma flor de lótus, a lei fundamental que permeia vida e o universo, a verdade eterna. O caráter chinês kyo também serve à ideia de "fio". Quando se trabalha em um tear, em primeiro lugar, são estendidas as linhas verticais, que representam a realidade básica de vida. Eles são o quadro estável através do qual as linhas horizontais são tecidas. Estas linhas horizontais, por sua vez, representam as atividades variadas do nosso cotidiano, são o padrão do tecido, dando cor e variação. O tecido de nossas vidas é composto tanto por uma fundamental e duradoura verdade, bem como pela realidade agitada de nossa existência diária com a sua singularidade e variedade.


Estas são algumas das maneiras com que o Myoho-renge-kyo descreve a Lei Mística, da qual nossas vidas são uma de suas expressões. Entoar o Nam-myoho-renge-kyo é um ato de fé na Lei Mística e na magnitude da vida repleta de múltiplas possibilidades. Em seus escritos, Nichiren enfatiza a primazia da fé. A Lei Mística é a força ilimitada inerente à vida. Acreditar na Lei Mística e entoar o Nam-myoho-renge-kyo é ter fé em seu ilimitado potencial. Não é uma frase mística que traz poder sobrenatural, nem é o Nam-myoho-renge-kyo uma entidade que transcende a nós mesmos. É trazer para si a mais pura energia fundamental da vida, honrando a dignidade e as possibilidades ilimitadas de nossas incríveis e maravilhosas vidas. 

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

September de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI