30 de September de 2016

Educação é o propósito mais nobre!

Oferecer as melhores condições para os alunos se desenvolverem é o objetivo das escolas Soka de todo o mundo

Encontro com os alunos do Ensino Infantil

Minoru Harada entrega lembranças aos alunos do Ensino Infantil

O propósito mais nobre de toda a espécie humana é a Educação, pois é somente por meio dela que as novas gerações poderão capacitar-se para enfrentar os grandes desafios que o planeta lhe impõe para o futuro. Por acreditar nisso a comitiva da SGI que veio ao Brasil este mês de agosto, incluiu em sua agenda visitas às duas unidades da Escola Soka.


Liderando a comitiva, o presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, incentivou os estudantes com carinho e, em cada unidade, entregou presentes ofertados pelo fundador do Sistema Soka de Ensino, o presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda. “Desejo que cada um de vocês seja forte, correto e cresça livremente, jamais causem preocupações aos pais e professores. Sejam pessoas de grande valor para a sociedade!”, enfatizou. A unidade I – Ensino Infantil – recebeu ursinhos de pelúcia vestido com camiseta da Universidade Soka; e os alunos da unidade II – Ensino Fundamental – foram presenteados com pastas L decoradas com foto da Universidade Soka da América e cadernos espiral também da mesma instituição.


Na unidade II professores e demais colaboradores puderam receber incentivos preciosos. Minoru Harada ressaltou a importância do esforço para obter o máximo do potencial de cada um. Alunos e mestres devem buscar o empenho para se tornarem grandes valores para a sociedade.


Este ano a Escola comemora seus quinze anos. Inaugurada em junho de 2001, é a única do Sistema Soka de Ensino na América do Sul. Os EUA têm a Universidade Soka da América, localizada na Califórnia, desde 2000. Os visitantes percorreram as unidades I e II (Infantil e Fundamental, respectivamente) e apreciaram as apresentações artísticas preparadas pelos alunos. E, em janeiro de 2017, inicia-se uma nova fase da Escola com a inauguração do novo prédio que vai abrigar ainda o Ensino Médio. A comitiva visitou o novo prédio que foi construído inteiramente com base na ideia de sustentabilidade.


Embasando todas as ações da Escola a filosofia da criação de valores humanos é o fundamento. A partir disso os alunos têm a oportunidade de desenvolver seu ilimitado potencial para viver de forma plena, construindo seu próprio conhecimento. Denominada Pedagogia Soka, seu estabelecimento se deu década de 1930 pelo educador japonês Tsunesaburo Makiguchi. Insatisfeito com a rigidez e a brutalidade da educação belicista de seu país, Makiguchi resolveu criar uma pedagogia em que alunos e mestres sejam parceiros e se incentivem rumo ao prazer da descoberta, em vez de meros transmissores de conceitos estabelecidos. Seu objetivo era desenvolver estudantes com espiritualidade e rico senso de humanismo.


Ser feliz enquanto estuda. Esta é a receita da pedagogia aplicada na Escola Soka do Brasil, que reúne componentes essenciais para o desenvolvimento de cada estudante. Como lema, as crianças apoiam-se nas três diretrizes estabelecidas:


• Ser forte - Ser forte é trilhar o caminho com coragem


• Ser correto - Ser correto é ter a justiça como princípio


• Crescer livremente - Crescer livremente é crescer livre de influências negativas.


A Escola oferece ainda, um ambiente social ideal para uma educação que forme crianças de mente e corpo saudáveis. Horta comunitária, brinquedotecas, salas de leitura, espaços de brincar, salas de dança e música são alguns dos ambientes em que o potencial dos alunos é estimulado. Os pais e familiares são convidados a participar, a trocar ideias e a acompanhar muito de perto a proposta da escola. São também programadas atividades externas de interação.


Unidade Ensino Fundamental
Rua Cláudio Rossi, 342 - Vila Mariana - SP
CEP: 01547-000
(11) 5539-3349 / 5539-4243


 


Unidade Infantil
Rua Doutor Tirso Martins, 321 - Vila Mariana - SP
CEP: 04120-050
(11) 2613-6761 / 2613-6762

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

September de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI